http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Teste da F-Truck no Velopark marca estreia de Pedro Gomes na Ford

Equipe de Djalma Fogaça confirma piloto paulista para toda a temporada de 2012 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano

Mais uma bateria de testes preparatórios aos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck foi concluída nesta terça-feira (31) em Nova Santa Rita (RS) por parte das equipes que vão disputar as 10 corridas de 2012. Equipes que utilizam caminhões Ford, Volkswagen e Volvo submeteram seus equipamentos a testes e ajustes no Autódromo Internacional Velopark, onde a temporada terá sua primeira etapa no dia 4 de março.

As atividades do início de semana marcaram a estreia de Pedro Gomes na equipe DF Motorsport/Ford Racing Trucks. O piloto paulista de 30 anos fez duas participações na categoria em 2011, nas etapas de Interlagos e Londrina, com um Mercedes-Benz. Neste ano, vai disputar a temporada toda com o Ford número 43. Será parceiro de Danilo Dirani, confirmado para seu terceiro ano consecutivo na equipe comandada por Djalma Fogaça.

Gomes não enfrentou dificuldades de adaptação. “Nas duas etapas que fiz no ano passado eu já passei pela fase de quem sai do carro e vai para o caminhão. Foi um bom começo de trabalho, e muito trabalho, porque como a cabine é a do novo modelo do Cargo, o 1933, muda bastante a distribuição de peso, muda a geometria de suspensão. E a gente busca uma configuração que funcione tão bem quanto a do ano passado”, descreveu.

Pedro Gomes teve o primeiro contato com o caminhão da DF/Ford Racing Trucks

A equipe já havia feito testes no Velopark no início do mês. “Esse treino foi uma questão de oportunidade”, definiu Fogaça. “Eu tinha de mandar uma carreta a São Marcos para buscar o caminhão do Danilo, que estava exposto na sede de um dos nossos parceiros. Então, colocamos o outro caminhão na carreta e fomos ao Velopark. Foi válido, isso antecipou alguns problemas normais que iríamos enfrentar na próxima etapa”, ponderou.

A DB Motorsport, equipe de Diumar Bueno, também esteve no Velopark, ajustando o caminhão Volvo. “Viemos para cá com o trabalho bem adiantado. Aqui, focamos o ajuste fino, ajustes de injeção, a parte de eletrônica, deu para fazer um bom trabalho com o turbo, também. O caminhão está pronto para a pista. Só falta fazer a nova pintura”, concluiu o piloto paranaense, que em 2011 conquistou a pole-position na etapa de Guaporé.

Diumar Bueno trabalho em ajustes de injeção de combustível e de componentes eletrônicos do Volvo

As duas equipes que utilizam os caminhões Volkswagen Constellation também treinaram no Velopark. A RM Competições foi à pista com os pilotos Renato Martins, Felipe Giaffone e André Marques. “O que fizemos foi testar bastante no trabalho de adaptação à nova bomba de combustível. Sofremos um pouco, mas conseguimos ajustar tudo e virar bons tempos. Está tudo em ordem”, avaliou Giaffone, tricampeão brasileiro da Truck.

Martins, piloto e chefe da RM Competições, destacou sua surpresa com o desempenho de Marques em seu primeiro contato com a equipe. “O André teve uma assimilação muito rápida do caminhão Volkswagen. Ele andou muito rápido. Trabalhamos aqui no Velopark por três dias, a maior parte do tempo foi despendida ao ajuste da nova bomba”, informou. A RM Competições não fará mais testes até a abertura da temporada, em março.

Renato Martins, piloto e chefe de equipe da RM Competições-Volkswagen

O tricampeão Felipe Giaffone em ação nos treinos na pista do Velopark

Adalberto Jardim, piloto da AJ5 Motorsport, treinou no Velopark com um dos caminhões da RM – seu Constellation ainda passa por uma revisão, já que foi reconstruído depois do acidente nos treinos para a última etapa de 2011, em Brasília. “Essa troca de informações é fundamental para o desenvolvimento, e o nosso trabalho todo é feito em conjunto com a engenharia da fábrica. Tudo o que a gente leva daqui será implantado no meu caminhão, também”, disse.

Adalberto Jardim, da AJ5 Motorsport, treinou com um caminhão da RM Comeptições

CALENDÁRIO

O Brasileiro de F-Truck terá 10 etapas:
4 de março – Velopark (RS)
1º de abril – Jacarepaguá (RJ)
6 de maio – Caruaru (PE)
3 de junho – Goiânia (GO)
8 de julho – Interlagos (SP)
5 de agosto – a definir
9 de setembro – Córdoba (ARG)
14 de outubro– Guaporé (RS)
11 de novembro – Curitiba (PR)
9 de dezembro – Brasília (DF).

As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.

A campeã RM Competições-Volkswagen esteve na pista com três de seus quatro pilotos

Texto: Grelak Comunicação – (45) 3037-6667
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


2141 dias ago by in Automobilismo | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response