http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Stock Car: etapa de Ribeirão Preto estreia formato de treinos inédito nesta temporada

Pela primeira vez em 2012, pilotos só terão atividades de pista no sábado e classificação sendo disputada com um piloto por vez na pista, formato já adotado no ano passado em Ribeirão Preto; Pizzonia busca novo pódio e Boesel estreia em circuito de rua com a Stock Car

Em uma temporada marcada por novidades, os pilotos e equipes da Stock Car terão mais uma pela frente nesta quarta etapa do campeonato, que será disputada no próximo domingo, em Ribeirão Preto (SP). O formato de treinos (todos concentrados no sábado, sendo o de classificação com apenas um carro por vez na pista) será utilizado pela primeira vez em 2012, seguindo o exemplo de outras etapas em circuitos de rua em anos anteriores, caso da própria prova do interior paulista.

“Esta é uma característica de circuito de rua já enfrentada pelos pilotos que já andaram aqui no ano passado, mas, como sou estreante, esta será uma novidade com a qual terei que me adaptar nesta corrida em Ribeirão Preto”, explica o piloto da equipe Comprafacil.com, Pedro Boesel, um dos novatos da Stock Car em 2012.

O novato Pedro Boesel, que fará a sua estreia no circuito de Ribeirão Preto.

Para ajudar o estreante nesta batalha de ter que aprender o circuito e ajustar o carro em apenas duas sessões de treinos livres, nada melhor do que contar com um companheiro de equipe experiente e de currículo vitorioso – incluindo resultados na própria pista de Ribeirão Preto. É o caso de Antonio Pizzonia, que na primeira edição da prova, em 2010, subiu no pódio ao conquistar o terceiro lugar no circuito localizado na capital do etanol.

“Vou buscar orientar o Pedro (Boesel) da melhor maneira possível, mas obviamente este trabalho de adaptação é bastante complicado, ainda mais em um circuito de rua e com a programação toda concentrada em um único dia. Não pode haver erros nem mesmo no treino livre, porque isso pode comprometer todo o final de semana”, diz Pizzonia.

Não pode haver erros nem mesmo no treino livre, afirma Pizzonia

O amazonense destaca a importância de um bom treino classificatório, que será disputado em formato inédito nesta temporada, mas já utilizado em anos anteriores na Stock Car: um piloto de cada vez, sendo que o primeiro a entrar é o último colocado na tabela de classificação, até que o primeiro colocado (Ricardo Maurício) conclua o final do treino com sua volta rápida.

“Este é um formato mais justo para evitar tráfego e acidentes, mas é claro que é mais complicado para estreantes como eu, porque a pista tende a melhorar no final com a queda de temperatura e o mais borracha na pista. Em todo caso, gosto muito de circuitos de rua: andei bem aqui de Copa Montana e fui pole e pódio na prova de Salvador de Stock Junior no ano de estreia da pista, em 2009. Estou ansioso pela minha estreia em circuito de rua com um carro da Stock Car”, diz o sobrinho de Raul Boesel.

"Estou ansioso pela minha estreia em circuito de rua com um carro da Stock Car", diz o sobrinho de Raul Boesel.

Pizzonia espera ao menos repetir a performance de pódio competindo agora na equipe Comprafacil.com. “Esta é uma pista muito exigente e o piloto precisa estar sempre perto do limite para andar rápido, mas obviamente sem cometer nenhum erro, porque o muro está a poucos centímetros. Esperamos novamente lutar pelo pódio aqui em Ribeirão Preto”, diz Pizzonia, que tem 14 pontos no campeonato.

Os treinos para o GP de Ribeirão Preto começam neste sábado, a partir das 8h30. No domingo, a prova terá sua largada às 9h35, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Veja a programação para a etapa de Ribeirão Preto:

Sábado, dia 19
8h30 – 09h10 1º Treino Livre / Máx. 25 voltas (1º Grupo)
9h20 – 10h 1º Treino Livre / Máx. 25 voltas (2º Grupo)
11h45 – 12h25 2º Treino Livre / Máx. 25 voltas (1º Grupo)
12h35 – 13h15 2º Treino Livre / Máx. 25 voltas (2º Grupo)
15h – 15h50 Classificação

Domingo, dia 20
9h35 Largada (40 min de prova + 1 volta)

Texto: RF1 Jornalismo
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


1987 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response