http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Stock Car abre temporada com novidades no regulamento em Interlagos

Luciano Burti e David Muffato aprovam mudanças para a temporada 2012

Há alguns anos a Stock Car não começa uma temporada com tantas novidades. Foram mudanças significativas no formato de disputa, com o fim do playoff, alteração no sistema de pontuação e distribuição de pontos em dobro na última etapa do campeonato. Outras novidades anunciadas para este ano influenciam diretamente as corridas, como o fim do pit stop obrigatório e o limite de 40 minutos para cada prova.

Na opinião dos pilotos, a regra que deve fazer a diferença na temporada que começa neste domingo (25), no circuito de Interlagos, em São Paulo, não é nenhuma dessas. É a proibição de qualquer mudança nos carros dos dez primeiros colocados no grid de largada entre o treino classificatório e a corrida. “Isso já existe na F-1, mas vale para todos, então não chega a mexer tanto com a corrida. Na Stock Car, esta restrição terá um impacto muito maior”, afirma Luciano Burti.

“Essa regra vai exigir a preparação de carros mais constantes. Antes, as equipes trabalhavam um ajuste para classificação, outro para corrida. Agora, quem se preocupar apenas com o desempenho na tomada de tempo pode ter dificuldades durante as provas”, acrescenta o piloto, que corre pela da Itaipava Racing Team. “Na F-1, mesmo com a restrição, as equipes ainda podem mexer na eletrônica, no diferencial, na asa. Na Stock Car, nem isso será permitido”.

David Muffato, também piloto da Itaipava Racing Team, está ansioso para conhecer os efeitos de todas essas mudanças. “Temos muitas coisas para conhecer nesta primeira etapa. Mas tudo isso deve ajudar a criar um diferencial nas corridas”, analisa o piloto, campeão da Stock Car em 2003. Em termos de desempenho, a expectativa de David é muito boa, depois de terminar a temporada com um pódio e como o melhor piloto entre aqueles que não foram ao playoff.

“A expectativa é excelente, os treinos foram proveitosos e agora não é hora de testar mais nada. É hora de colocar o que sabemos em prática e buscar os resultados. São várias mudanças no regulamento esportivo, tem uma previsão de chuva para o fim de semana, então estou bastante ansioso para conferir tudo isso”, acrescenta David Muffato. Luciano Burti, que na temporada passada fez pole position, venceu uma etapa e esteve na disputa pelo título, busca repetir os resultados positivos.

“A Stock Car é muito competitiva e exige todo o esforço possível, um bom trabalho de equipe, uma parte técnica avançada. Então é isso que estamos buscando neste ano. Mesmo uma equipe grande como a nossa, com histórico recente vitorioso na categoria, às vezes precisa sair do tradicional e neste ano estamos trazendo novidades”, fala Luciano Burti, referindo-se principalmente ao novo engenheiro alemão André Klug, com passagens pela DTM e pela V8 Super Cars.

André Klug estreia na Itaipava Racing Team neste ano. E tem tudo para sentir-se em casa: a equipe é comandada pelo Sr. Ereneu Boettger, de origem alemã. A corrida deste domingo, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, começa às 09h30. Neste ano, as provas terão duração de 40 minutos, mais uma volta. “Não muda muito porque no ano passado o limite era de 50 minutos, mas as corridas quase nunca chegavam a este limite. Ficávamos pouco acima dos 40 minutos”, comenta Luciano Burti.

Texto: Assessoria de Imprensa – Itaipava Racing Team (TIAGO MENDONÇA – (11) 8331-5464)
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes) e Fábio Oliveira


2011 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response