http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Rio Grande das Fórmulas – Final de semana com 40 monopostos na pista

Estado se torna referência entre os monopostos de base no Brasil

Neste final de semana próximo, entre 28 e 30 de junho acontece no Autódromo de Tarumã, em Viamão, a 4a etapa do Campeonato Gaúcho de Velocidade, das categorias Formula 1.6/ 1.8, Formula Jr., Copa Fusca e Marcas. E um dos maiores destaques do fim de semana são os grids das duas categorias de Formula, a 1.6/ 1.8 e a novíssima Jr. categoria que vem atraindo olhares de todo país para nosso estado.

A Formula 1.6 que recebe nesta temporada o reforço dos monopostos da Formula 1.8 em seu grid, que chega aos 25 carros. A categoria é a maior categoria de monopostos do país, utilizando-se de uma fórmula simples adotada pela Federação Gaúcha de Automobilismo que trabalha em conjunto com pilotos e equipes na busca das melhores soluções para a categoria. Com apoio da ProTune nos sistemas de gerenciamento do motor e telemetria e da NA Carrera que fornece os pneus, a Formula 1.6/ 1.8 alia baixo custo e competitividade. A temporada tem a liderança na classe A (destinada aos chassis Techspeed e Minelli) de Marcelo Giacomello (#7 – Benoit) que marca 85 pontos. A vice-liderança é do veterano Fernando Stédile (#9 – Pionner) com 74 pontos seguido por outro veterano, Cali Crestani (#3 – Cegel) com 59. Na classe Light (destinada a chassis mais antigos, como os Reynard e JQ entre outros) a liderança é do carioca Leandro Guedes (#12 – Mackenzie/ Igreja das Américas/ Cidade das Tintas) que marca 88 pontos. Na vice-liderança, Lucas Toresan (#10 – Novosul) marca 44 pontos seguido de Vilson Born (#30 – Vilsinho Automóveis) com 30. Na classe 1.8 (destinada a monopostos equipados com motor 1.8 e câmbio Hewland) a liderança é do mineiro David Gallo (#61 – Minas Racing) com 65 pontos. Com apenas um a menos aparece o carioca Gustavo Camilo (#55) que marca 64. O também Mineiro Tiago Muriel (#62 – Muriel Racing) aparece na terceira posição com 40 pontos.
IMG_7817
Já a Formula Jr. é a grande novidade do automobilismo não apenas gaúcho, mas brasileiro em 2013. De uma iniciativa da Federação Gaúcha de Automobilismo através de seu presidente, Carlos A. de Deus, a categoria nasceu com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo que repassou os monopostos para a FGA concretizar o sonho de uma categoria de acesso simples e barata. Através de sete equipes consagradas do automobilismo regional, 15 monopostos são ocupados por futuras revelações do automobilismo nacional. São pilotos dos quatro cantos do país, de lugares distantes como Sergipe até do exterior como Paraguai. Mesmo com a diversidade de localidades, a liderança da temporada é do gaúcho Victor Matzembacker com 96 pontos. A vice-liderança é do sergipano Matheus Rouver com 65 pontos. O terceiro, é o também gaúcho Lucas Alves com 50 pontos. Para participar da Formula Jr. é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 15 e 21 anos e nunca ter participado de provas de velocidade em autódromo.
IMG_7726
Toda a festa das Formulas acontece no próximo final de semana, entre 28 e 30 de junho, no Autódromo de Tarumã. A sexta, 28 e sábado, 29, serão destinados para os treinos livres e tomadas classificatórias. No domingo, 30, acontecem as duas baterias de cada categoria da etapa. Ainda fazem parte da programação as categorias Copa Fusca e Marcas & Pilotos. O Campeonato Gaúcho de Formula 1.6/ 1.8 e Jr. tem a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul.

Texto: Erlon Radl – Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Fotos: Automobilismo em Foco (Murilo Carvalho)


1577 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response