http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Rafael Paschoalin: da Ilha de Man para o RS

Único Brasileiro no Tourist Trophy (TT) da Ilha de Man, participa de evento no Rio Grande do Sul.

A escola de pilotagem Rad Racing School, coordenada pelo piloto Leandro Rad, promove entre os dias 8 e 11 de Janeiro, uma série de eventos com o intuito de desenvolver e aprimorar os pilotos gaúchos, culminando no curso prático na pista no dia 11/01 ( Domingo ).

O destaque fica para a presença do piloto brasileiro Rafael Paschoalin, atualmente o único piloto Brasileiro a participar da corrida de estrada mais desafiadora do mundo: O TT da Ilha de Man, 132 mph de velocidade média, 256 curvas e cada uma delas com características próprias.

Leandro Rad e Rafael Paschoalin

Leandro Rad e Rafael Paschoalin


Na primeira palestra, Paschoalin falou sobre o início de sua carreira nas pistas do Brasil, o surgimento do desejo de correr no TT e a importância do envolvimento de amigos e do apoio da família em sua tragetória.
Sobre a sua participação no TT o piloto destacou as peculiaridades do evento e do longo traçado, da enorme atenção da organização em relação às normas de segurança dos pilotos durante a pilotagem, nos procedimentos e com o equipamento. Os assuntos mais abordados sempre estavam relacionados ao lado mais peculiar do evento: o aspecto emocional.

E foi assim que a palestra começou, com o piloto contando sobre sua formação como filho de piloto e a sua carreira até chegar ao TT.Comparando o TT ao seu “Everest”, Paschoalin contou sobre as vezes em que foi rejeitado pela organização e se manteve inabalável no desejo de correr o TT. Até que, em uma resposta de e-mail, a organização exigiu experiência em outras corridas de rua para poder enfrentar as curvas do traçado da ilha. E foi isso que ele fez em 2012: Correu as corridas de North West e Macau, e contou sobre as aventuras das viagens, dos erros e acertos, os preparativos e os aprendizados nas suas primeiras corridas de rua, e a amizade com Ralph Lo Turco, seu fiel companheiro, parceria que se mantém até hoje.
6
Após o seu batizado nas corridas de rua, veio o TT. Aprendizados bons e experiências ruins, nada que o abalasse na busca do objetivo.No caminho algumas perdas, como a do amigo Luis Carreira, piloto Português que se envolveu em um acidente no circuito de Macau, deixando grande lembrança e que Paschoalin homenageia até hoje levando o seu número 33 atrás do capacete.

Entre muitas informações e dúvidas técnicas da seleta platéia, o ponto alto da palestra foi o momento em que Paschoalin, em uma demonstração do seu caráter e do grande esportista que é, abriu seu coração e dividiu com todos o que sentiu
durante o evento em 2014, fato que, corajosamente, já havia dividido com todos os fãs pelo Facebook: pela primeira vez o piloto havia sentido o real medo da morte em cima de uma motocicleta. A platéia, formada por pilotos e imprensa e empresários ligados à área, manifestou todo seu apoio e a torcida para que os objetivos de 2015 sejam alcançados.

Paschoalin planeja correr todas as corridas de estrada do planeta, inclusive o TT, corrida que ele deseja vencer um dia!
O evento foi finalizado com um coquetel onde o piloto respondeu a perguntas da platéia e autografou os certificados e um pôster personalizado, distribuídos a cada
participante.

Amanhã, o evento viaja para Caxias do Sul, onde os caxienses terão a oportunidade de conhecer melhor as experiências do piloto e os detalhes desse circuito, que é considerado o mais longo e perigoso do mundo.

Sábado a noite Paschoalin participa da aula teórica do curso de pilotagem da Rad Racing no Autódromo de Guaporé e, no domingo, o evento será concluído com a realização das aulas práticas na pista com os alunos, sob a coordenação do Diretor da Escola, Leandro Rad e a participação de Rafael Paschoalin.

Texto e Imagens: Automobilismo em Foco (Giovani Chiossi)


1017 dias ago by in Motociclismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.