http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Porsche GT3 Cup retorna ao Velo Città com inédita alternância de vencedores

Depois de seis pilotos diferentes no alto do pódio em seis corridas em 2015, categoria repete autódromo pela primeira vez no ano

Foram seis vencedores em seis corridas disputadas em 2015, feito inédito na década de história da Porsche GT3 Cup. E a categoria desembarca neste fim de semana novamente no Velo Città, por onde passou em abril, com outros candidatos ao clube dos vencedores com os mais tecnológicos e charmosos carros de Gran Turismo da América Latina.

Piloto ainda sem o troféu de primeiro colocado no geral mais bem colocado na tabela (quinto lugar), Edu Azevedo, sustenta que “seria ótimo ser o sétimo vencedor diferente e vamos em busca disso”. O dono do carro #88 é líder e atual campeão da Cup Sport. Ele já esteve próximo, mas ainda não conseguiu sua primeira vitória no geral, diferentemente de outros pilotos da classe de entrada como Gil Farah, Daniel Schneider, Franco Giaffone e Rodolfo Ometto -que, gripado e febril, venceu a última prova da Porsche GT3 Cup no moderno autódromo do interior paulista na garra, após neutralizar o assédio de Pedro Piquet.

256099_512931_eduardoazevedo_lucabassani_600

“O Velo Città é uma pista onde costumo andar bem e tem mais chances de ultrapassagem que Cascavel, apesar de não serem muitos pontos. Espero que seja melhor que lá, onde não consegui me acertar direito. Minha ideia é classificar o melhor possível e atacar na corrida, já que o pessoal descontou um pouco a vantagem que eu tinha na Sport”, afirmou Edu Azevedo.

Outro postulante à primeira vitória é o estreante Lico Kaesemodel, que competiu pela primeira vez nesta pista há dois meses, conquistou um terceiro lugar na prova 1 e saiu muito contente com sua adaptação ao traçado.

“Claro que, como em todas as etapas, vamos para ganhar. Na segunda etapa em Mogi, onde nunca tinha andado, me dei superbem e adorei a pista. Na sequência veio Cascavel, onde estava muito bem e com o carro bem acertado e acabei fora da prova pelo acidente na largada da segunda bateria. Então acho que temos boas chances de vitória em Mogi, estamos chegando perto, eu cada vez mais adaptado com o carro”, disse o paranaense.

Com 80 corridas pela Stock Car no currículo, o piloto do carro #72 enfatiza a competitividade na Porsche GT3 Cup em 2015. “Realmente o campeonato está muito disputado. Antes de estrear, sabia que os competidores aqui tinham bastante experiência, mas confesso que surpreendeu o nível dos pilotos. O próprio Constantino Jr comentou comigo em Cascavel que entrei em um momento em que estão todos em ponto de bala, conhecendo bem o carro. Acho muito legal essa competitividade, com seis vencedores em seis corridas. Espero ser o próximo”, completou Lico.

Atual campeão e vencedor da primeira corrida de 2015 em Curitiba, Constantino Jr alternou a ponta da tabela com o também bicampeão Miguel Paludo. Na abertura da temporada, eles saíram empatados, cada um com uma vitória e um segundo lugar na capital paranaense. No Velo Città, Paludo levou a melhor e viajou para Cascavel sozinho na ponta, mas o competidor do carro #00 deu o troco e agora tem 17 pontos de margem sobre o carro #32.

256099_512926_constantinojr2_lucabassani

Ele tem uma receita simples para permanecer na liderança.

“Quando comecei no automobilismo, uma frase em inglês me marcou ‘be fast or be last’”, lembrou Constantino. “Para se manter na dianteira, é preciso ser rápido sempre, se adequar às condições das provas e fazer uma correta leitura durante as mesmas”, acrescentou o recordista em vitórias na Porsche GT3 Cup, com 37 triunfos.

Já Miguel Paludo, aposta na repetição de um traçado para voltar a pontuar bem nas duas corridas.

Bicampeão da Porsche GT3 Cup em 2008 e 2009, o gaúcho retorna à categoria nesta temporada depois de mais de 60 largadas pela Nascar. “Estou motivado por voltar ao Velo Città pela segunda vez em 2015. Agora os os dados de acerto da outra etapa lá já temos um caminho do que funcionou e do que não deu certo. Espero ter um grande fim de semana e recuperar os pontos perdidos em Cascavel”, frisou o piloto do carro #32, que corre com as cores da Brandt do Brasil.

256099_512939_miguelpaludo_lucabassani_600

As atividades de pista têm início na quinta-feira, com treinos opcionais e clínicas de pilotagem. Na sexta-feira ocorrem os treinos livres e a tomadas de tempo da Porsche GT3 Cup. A classificação da Porsche GT3 Challenge abre a programação do sábado, com as corridas sendo realizadas a partir das 10h.

O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.

Programação – Etapa 4:
Quinta-feira, 25 de junho

11h – 11h45 – Clínica de Pilotagem – Sessão 1A – Cup + Challenge
11h50 – 12h35 – Clínica de Pilotagem – Sessão 1B – Cup + Challenge
13h15 – 14h – Clínica de Pilotagem – Sessão 2A – Cup + Challenge
14h05 – 14h50 – Clínica de Pilotagem – Sessão 2B – Cup + Challeng
14h05 – 14h35 – Treino Opcional 1 – Cup + Challenge
14h55 – 15h40 – Clínica de Pilotagem – Sessão 3A – Cup + Challenge
15h45 – 16h30 – Clínica de Pilotagem – Sessão 3B – Cup + Challeng
15h45 – 16h15 – Treino Opcional 2 – Cup + Challenge

Sexta-feira, 26 de junho
9h – 9h20 – Treino Opcional 1A – Challenge
9h25 – 9h55 – Treino Opcional 1 – Cup
10h – 10h20 – Treino Opcional 1B – Challenge
11h – 11h30 – Treino Opcional 2 – Cup
11h40 – 12h20 – Briefing – Cup + Challenge
12h30 – 12h50 – Treino livre 1 Parte A – Challenge
13h – 13h20 – Treino livre 1 Parte B – Challenge
14h – 14h45 – Treino livre 1 – Cup
14h50 – 15h10 – Treino livre 2 Parte A – Challenge
15h20 – 15h40 – Treino livre 2 Parte B – Challenge
16h20 -16h35 – Treino Clasificatório – Cup
16h40 – 16h50 – Treino Classificatório Top 10 – Cup

Sábado, 27 de junho:
9h – 9h10 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
9h20 – 9h30 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
10h55 – 11h35 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
11h50 – 12h30 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
12h45 – 13h25 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup
13h35 – 14h05 – Porsche Experience
14h15 – 14h45 – Time Attack – Treino livre 1
15h15 – 16h45 – Time Attack – Treino livre 2
16h15 – 16h45 – Time Attack

Porsche GT3 Cup – Lastro – Etapa 4
Constantino Jr 50 kg
Miguel Paludo 45 kg
Ricardo Rosset 40 kg
Ricardo Baptista 35 kg
Edu Azevedo 30 kg
Daniel Schneider 25 kg
Rodolfo Ometto 20 kg
Pedro Piquet 15 kg
Marcel Visconde 10 kg
Lico Kaesemodel 5 kg

Porsche GT3 Cup – Classificação
1. Constantino Jr. 102 pontos
2. Miguel Paludo 85
3. Ricardo Rosset 84
4. Ricardo Baptista 74
5. Eduardo Azevedo 66
6. Daniel Schneider 58
7. Rodolfo Ometto 51
8. Pedro Piquet 49
9. Marcel Visconde 45
10. Lico Kaesemodel 41
11. Carlos Ambrósio 37
12. Franco Giaffone 32
Gil Farah 32
14. Maurizio Billi 27
15. Pedro Queirolo 24
16. Sylvio de Barros 22
17. Marcelo Stallone 10
Sérgio Ribas 10
Gui Affonso 10
20. Roberto Posses 7
21. Guilherme Figueirôa 6
22. Carlos Silveira 1
23. Marcio Basso 0
Adalberto Baptista 0
Tom Valle 0

Porsche GT3 Cup Sport- Classificação
1. Eduardo Azevedo 51 pontos
2. Daniel Schneider 40
3. Rodolfo Ometto 38
4. Marcel Visconde 36
5. Gil Farah 29
Carlos Ambrósio 29
7. Franco Giaffone 20
8. Sylvio de Barros 19
9. Marcio Basso 10
10. Adalberto Baptista 8

Porsche GT3 Cup Master- Classificação
1. Maurizio Billi 50 pontos
2. Sérgio Ribas 42
3. Guilherme Figueirôa 40
4. Marcelo Stallone 35
5. Gui Affonso 30
6. Roberto Posses 20
Carlos Silveira 20
8. Tom Valle 0

Texto: Luís Ferrari – (11) 98666-8307
Imagens: Carsten Horst e Luca Bassani


852 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.