http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Peterhansel retoma a ponta na chegada ao Tocantins

Francês foi oito minutos mais rápido do que os brasileiros da Mitsubishi, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, e volta à liderança geral no dia em que o Rally dos Sertões atinge sua metade; amanhã (sexta-feira), tem a segunda etapa maratona

Resumo da 5ª etapa:
Carolina (MA) – Palmas (TO)
Deslocamento Inicial: 3 km
Trecho de Especial: 238 km
Deslocamento Final: 231 km
TOTAL: 472 km

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret tiveram nesta quinta-feira (23), o que se pode chamar de dia perfeito. A dupla francesa do Mini All4 da X-Raid venceu a especial da quinta etapa, entre Carolina (MA) e Palmas (TO), e contaram ainda com um problema no carro da dupla que terminou em segundo, formada pelos brasileiros Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, que enfrentaram problemas com um furo de um dos pneus do Mitsubishi Lancer.

“Este foi o primeiro dia sem qualquer tipo de problema. Sem furo de pneu, sem passar mal, sem erro de navegação. Então foi um dia muito bom, em que forçamos bastante o ritmo em uma especial bem rápida, assim como ontem: um tipo diferente de piso, belas paisagens”, afirmou o francês, que retomou a liderança do rali e colocou 8min05s de vantagem sobre seu oponente mais próximo.

Stéphane Peterhansel retomou a liderança quando o Sertões atinge sua metade. Foto: Theo Ribeiro

Guiga lamentou os entreveros enfrentados durante o trecho. “Com 13 quilômetros de especial furamos um pneu e demoramos mais de quatro minutos para trocar. A porta do lado do Youssef não abria, o estepe estava com indicação errada e por fim eu não conseguia fechar o meu cinto de segurança. Conseguimos abrir um pouco mais do terceiro colocado no acumulado, mas ainda tem muito rali pela frente”, disse o carioca.

A dupla formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti teve enfim um bom dia de Sertões e terminou em terceiro lugar com o Mitsubishi L200 Triton Evo do X Rally Team. Eles terminaram logo à frente de João Franciosi/Rafael Capoani (Triton RS) e de Riamburgo Ximenez/Flávio França (BMW X3), que fecharam os cinco primeiros.

Caminhões – Mais uma vez, um caminhão da categoria Pesados mostrou sua força e terminou a especial do quinto dia como o mais rápido entre os grandalhões. O feito ficou com o trio Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, com o tempo de 3h04min34s, à frente de Rafael Martinez-Conde/José Papacena Neto/Leandro Oliveira, que terminaram o dia em 3h13min20s na categoria Leves, vencendo a etapa com pouco mais de cinco minutos de diferença para Amable Barrasa/César Botas/Raphael Bettoni.

Guido Salvini foi o mais rápido do geral entre os caminhões e os pesados. Foto: Marcelo Maragni

“Tivemos um problema ontem com o suporte da alavanca do câmbio, e isso nos trouxe um prejuízo muito grande na classificação. Hoje aceleramos muito forte para recuperar o tempo perdido. Agora é matar um leão por dia. Esta passa a ser a nossa estratégia”, apontou Salvini, que está a 33mins12s de André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto, que lideram entre os pesados.

Nos leves, Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi/Davi Fonseca lideram a competição com 18h11min37s, apenas 30 segundos na frente de Barrasa/Botas/Bettoni.

A sexta-feira (24) começa com a etapa de número seis da competição, entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba, retornando ao estado do Maranhão. Será a segunda etapa Maratona da prova, e justamente na temida região do Jalapão. Será a etapa mais longa desta edição do Rally dos Sertões, com 680 quilômetros totais, sendo 468 somente de trecho cronometrado, trazendo um ingrediente a mais na dificuldade para pilotos, navegadores e máquinas.

Martinez-Conde foi o melhor entre os caminhões leves. Foto: Theo Ribeiro

Resultado extra-oficial da quinta etapa (CARROS):
1-) Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4 X-Raid) – 2h26min46s
2-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Lancer) – 2h35min02s
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi Triton Evo) – 2h35min02s
4-) João Antônio Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi L200 Triton RS) – 2h35min57s
5-) Riamburgo Ximenez/Flávio França (BMW X3) – 2h36min59s

Resultado extra-oficial do acumulado (CARROS):
1-) Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4 X-Raid) – 12h20min59s
2-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Lancer) – a 8min05s
3-) Riamburgo Ximenez/Flávio França (BMW X3) – a 52min58s
4-) Fellipe Bibas/Emerson Cavassini (Evoque Sertões) – a 56min34s
5-) Romeu Franciosi/Deco Muniz (Sherpa V8) – a 1h05min00s

Resultado extra-oficial da quarta etapa (CAMINHÕES):
Pesados:

1-) Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert – 3h04min34s
2-) André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto – (NP)
3-) Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales – (NP)

Leves
1-) Rafael Martiniz-Conde/José Papacena Neto/Leandro Oliveira – 3h13min20s
2-) Amable Barrasa/César Botas/Raphael Bettoni – 3h18min04s
3-) Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi/Davi Fonseca – 3h21min37s

Resultado extra-oficial do acumulado (CAMINHÕES):
Pesados:

1-) André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto – 18h26min16s
2-) Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert – a 33min12s
3-) Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales – a 2h50min54s

Leves:
1-) Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi/Davi Fonseca – 18h11min37s
2-) Amable Barrasa/César Botas/Raphael Bettoni – a 30s
3-) Rafael Martiniz-Conde/José Papacena Neto/Leandro Oliveira – a ou 37min08s

6ª etapa:
Palmas (TO) – Alto Parnaíba (MA)
Deslocamento Inicial: 207 km
Trecho de Especial: 468 km
Deslocamento Final: 5 km
TOTAL: 680 km

A 20ª edição do Rally dos Sertões tem o patrocínio master do Governo do Maranhão e Mitsubishi Motors; patrocínio Honda Motos, Cemar e Governo do Estado do Ceará; apoios Uracer, São Luís Shopping, Hotel Luzeiros, Volare e Tmar; organização Dunas Race; supervisão Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.

Texto: FGCom (Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro / Daniel Betting) – (11) 98245-4511
Imagens: Fotoarena


1936 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response