http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Os super-carros deram show em Interlagos!

O final de ano não poderia terminar de melhor maneira para o automobilismo brasileiro.

Com uma apresentação de gala a turma do Itaipava GT Brasil fechou o calendário de 2011 com provas disputadas, rodadas, estreias e com previsão de um campenato de 2012 ainda mais disputado e melhor do que deste ano. Uma certeza já se tem, que a Cervejaria Itaipava não será mais a patrocinadora master do evento, passando o bastão para o Banco BVA. Porém, com a chancela dos irmãos Guerra, que agora fazem parte do grupo acionário do banco.

A estreia foi da equipe de Canoas, Auto Racing / Markas Veículos, que tiveram um final de semana de muito trabalho da sua incansável equipe de mecânicos, engenheiros e preparadores para que o carro pudesse estar no grid das duas corridas, de sábado e domingo. Porém, nem sempre as coisas saem como o planejado e, os problemas foram maiores do que esperado, mas tudo será estudado e solucionado para que o ano de 2012 seja para dar muito trabalho, só que agora, para os outros pilotos na GT3. A dupla de pilotos – Cristiano de Almeida e Pierre Ventura – já mostraram que não entraram na chuva só para se molhar, mas sim para pelear.

A dupla Matheus Stumpf e Valdeno Brito, do Ford GT número sete, chegaram a Interlagos como líderes do campeonato – depois de decisão da CBA – e sagraram-se bi-campeões ainda no sábado – dia da primeira corrida. “Não esperávamos terminar este dia com o título”, contou Valdeno Brito. “Trocamos o motor na quinta-feira (15) e voltamos a ter problemas, tivemos que ir atrás de outra unidade sem o desempenho esperado e sofremos bastante. Largamos atrás e com o Xandy lá na frente estávamos em uma situação que parecia adversa. Para completar, durante a prova estava com uma vibração grande, que eu até achei que fosse nos custar a corrida. Quando o Matheus pegou o carro estava crítico, ele foi virando três segundos pior do que eu, mas deu certo”, comemorou Valdeno Brito. O piloto gaúcho complementou: “A gente sabia que poderia conquistar o título hoje se tivéssemos um bom resultado. Mas assim que peguei o carro, começou a trepidar demais. Até consegui andar rápido e passar alguns carros, quase me envolvi em um acidente com o Chico Longo no ‘S do Senna’, e aí em um momento houve um estouro, até achei que um pneu tivesse furado. Mas fui levando até o final e conquistamos nosso objetivo. A equipe trabalhou muito bem e nos deu um carro maravilhoso, muito bem acertado e revisado. Nossa dupla é forte, mas acho que o principal foi a durabilidade do carro”.

Não tendo mais a disputa pelo título, foi hora apenas do espetáculo dos super-carros, com belas disputas entre o Audi R8 de Wagner Ebrahim e a Mercedes-Benz SLS AMG da dupla Paulo Bonifácio e Sérgio Jiminez, que levaram a melhor na primeira corrida de sábado. Com esta vitória foram três consecutivas desde a estreia do bólido nas pistas de Nova Santa Rita – Velopark. “Na verdade, nosso carro é novo e ainda não o conhecemos totalmente. Achávamos que teríamos um carro forte aqui, mas não foi isso que aconteceu de início. Mas a equipe teve uma luz, mudou totalmente o acerto e o Mercedes ascendeu”, contou Boni.

O resultado da corrida de sábado ficou assim:

1º) 22 – S.Jimenez/P.Bonifacio (MB, SP/SP), 30 voltas em 51:11.911 (média de 151,49 km/h)
2º) 5 – J.Moro/A.Coelho (FO , SP/SP), a 7.159
3º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 21.676
4º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO , PB/RS), a 24.862
5º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 24.948

A prova de domingo tinha tudo para ter domínio absoluto das Lamborghini, sendo que estes bólidos italianos foram os responsáveis pelas três primeiras posições no grid de largada: M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 1:35.444; G.Figueroa/M.Paludo (LA, PR/RS), 1:35.888 e X.Negrão/X.Negrão (LA, SP/SP), 1:35.954. Porém esta hegemonia não durou muito, e a disputa pelas primeiras posições ficaram entre dois bólidos alemães – Audi R8 LMS e a Mercedes SLS AMG.

E quem se deu melhor foi Wagner Ebrahim, com seu Audi R8 LMS, que cruzou a linha de chegada apenas 0s034 à frente de Sérgio Jimenez e sua SLS AMG. “Foi uma corrida muito difícil. Tivemos vários problemas ontem e por isso jamais imaginei que fosse vencer hoje. Lutei o máximo até a hora que consegui ter um bom ritmo de corrida. No final, ficou bem complicado. Eu estava mais rápido nas curvas de alta e aproveitava para abrir, mas ele (Sérgio Jimenez) tirava a vantagem na reta”, contou Wagner Ebrahim.

O resultado final da prova de domingo foi:

1º) 20 – Wagner Ebrahim (AU, PR), 29 voltas em 51:12.735 (média de 146,40 km/h)
2º) 22 – S.Jimenez/P.Bonifacio (MB , SP/SP), a 0.034
3º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO , PB/RS), a 11.254
4º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 16.473
5º) 105 – V.Faria/R.Guerra (LA , SP/SP), a 17.356

Em 2012 a Mercedes-Benz não estará representada apenas com o carro da dupla Boni/Jiminez, os apaixonados por super-carros terão o prazer de ver três delas voando baixo pelos autódromos do Brasil e América Latina: os irmãos guerra trocarão suas Lamborghini por novíssimas Mercedes SLS AMG. Peleia pouca será bobagem.

O calendário para o ano que vem já está devidamente divulgado, porém, poderá haver alterações:

18 de março, Interlagos
29 de abril, Anhembi*
27 de maio, Pinhais
24 de junho, Interlagos
22 de julho, Velopark
2 de setembro, Interlagos
28 de outubro, Guaporé**
18 de novembro, Pinhais**
16 de dezembro, Interlagos

* etapa sem Mercedes-Benz Grand-Challenge
** pode haver substituição por etapa na Argentina

A cobertura fotográfica completa do evento pode ser visto clicando aqui, aqui e, também, aqui!

Agora é recuperar e recarregar as baterias, passar um excelente Natal com toda a família, aprender com o que saiu errado e aperfeiçoar o que deu certo, pois 2012 está aí e as brigas dentro das pistas serão intensas. Muita paz, amor, saúde e pé no porão para todos os amantes da velocidade.

Texto e Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


2128 dias ago by in Automobilismo | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response