http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Os líderes lideram na Porsche GT3 Cup: Constantino e Rosset vencem no Velo Città

Atual campeão vence Corrida 2 com carro emprestado, Edu Azevedo triunfa na Sport, Maurizio Billi ganha de novo na Master e reage no campeonato

A sexta etapa da Porsche GT3 Cup, realizada neste sábado no autódromo do Velo Città, teve de tudo: sol de 40ºC, chuva, um festival de ultrapassagens, incidente na largada e até um piloto vencendo a Corrida 2 com um carro emprestado. O que não mudou foram os protagonistas do final de semana.

Constantino Jr. e Ricardo Rosset saíram com uma vitória e um quarto lugar e, ainda que a diferença entre eles permaneça nos 11 pontos, abriram vantagem no topo da tabela de classificação.

237179_446629_cup_corrida__1__velocittA__2014__25_600

Na prova de abertura, largando da segunda posição, o piloto do carro #00 foi hábil e soube aproveitar uma pequena brecha deixada pelo pole Clemente Lunardi e ultrapassou na entrada do saca-rolha para chegar à sua primeira vitória na pista mogiana. De quebra, ampliou para 34 vitórias seu recorde como maior vencedor da Porsche GT3 Cup.

Segundo colocado no geral, Clemente foi o vencedor da classe Master na prova de abertura enquanto Rodolfo Ometto, com a sexta posição, foi o melhor da classe Sport.

No intervalo entre as corridas, o tempo fechou. A segunda prova foi disputada sob chuva leve, mas a temperatura do asfalto era tão quente que a pista não chegou a ficar molhada.

Para o líder Ricardo Rosset, o tempo fechou -literalmente- pouco antes de alinhar para o grid da Corrida 2. O carro #1 apresentou problemas e não seria capaz de largar. “Perguntei aos organizadores se havia um carro reserva, para eu ao menos participar da prova. Fui informado que o Charles Reed não ia correr e já havia deixado o autódromo. Liguei para ele e pedi o carro emprestado. Não só ele concordou como me desejou boa sorte. Era o dia e tenho que agradecer ao Charles. Colocamos os pneus do meu carro no dele e o final foi melhor que o esperado”, afirmou Rosset logo depois de descer do lugar mais alto do pódio na segunda prova.

O bicampeão usou as voltas de apresentação para terminar o ajuste do balanço de freios, pouco a pouco foi se adaptando com a posição do banco originalmente designada para Reed. Na volta 6, mais confortável no carro, partiu para o ataque. Superou Franco Giaffone, Rodolfo Ometto e partiu no encalço de Edu Azevedo até enfim ultrapassá-lo na curva 2. Foi a 18ª vitória de Rosset na Cup.

“Isso confirma a qualidade do trabalho da equipe e a qualidade do carro. Todos são preparados de forma idêntica”, afirmou Dener Pires. “O Rosset teve a necessidade de pegar o carro emprestado, e a equipe rapidamente pegou o setup que ele usava (barras, asa, freio etc.), aplicou no carro do Charles e o rendimento foi idêntico. Isso comprova que a única diferença entre os carros é o layout, o resto é rigorosamente igual”, frisou o diretor do Porsche GT3 Cup Challenge.

237179_446633_cup_corrida__1__velocittA__2014__76_600

Outro fator que pesou para aumentar a distância de Constantino e Rosset aos demais concorrentes foi a largada da Corrida 2. Terceiro e quarto colocados no campeonato, Clemente Lunardi e Ricardo Baptista foram abalroados por Marcelo Franco e forçados a abandonar. A distância entre o vice-líder e o terceiro colocado, que chegou ao Velo Città em 20 pontos, agora é de 36.

Em contraste, os campeonatos das classes Sport e Master ficaram mais acirrados. Na divisão introdutória, Gil Farah permanece na liderança, agora com 65 pontos. Mas sua margem para o novo vice-líder, Edu Azevedo é de magros quatro pontos. Outra novidade foi a entrada de Rodolfo Ometto no top-5, ultrapassando Adalberto Baptista.

237179_446574_cup__race_2__velocittA__4_600

“Quase escapei na grama e não teve como segurar o Rosset. Mas fico feliz porque com o segundo lugar a diferença para o Gil diminuiu bastante”, disse o competidor do carro #88.

Na classe Master, para maiores de 50 anos de idade, Clemente Lunardi segue firme na ponta. Mas com a vitória na segunda corrida, Maurizio Billi avançou da sexta posição para a vice-liderança. “O Velo Città é uma pista que impõe muitas dificuldades, começamos o ano mal e estamos reagindo nesta fase do campeonato. O Clemente está em primeiro, mas ainda não é campeão”, disse o piloto do carro #34, atual campeão da classe Master.

A próxima etapa da Porsche GT3 Cup Challenge é uma das mais aguardadas da temporada. O sétimo encontro da categoria no ano acontece pela décima vez na preliminar do GP Brasil de F1, no final de semana de 8 e 9 de novembro.

Antes disso, a Band exibe as corridas da sexta etapa da temporada para todo o Brasil no dia 26 de outubro às 12h30.

Cup – Classificação após seis etapas:
1. Ricardo Rosset 160 pontos
2. Constantino Jr. 149
3. Clemente Lunardi 113
4. Ricardo Baptista 98
5. Marcel Visconde 93
6. Gil Farah 79
7. Eduardo Azevedo 77
8. Pedro Queirolo 77
9. Daniel Schneider 57
10. Rodolfo Ometto 54
11. Franco Giaffone 52
12. Tom Valle 39
13. Adalberto Baptista 39
14. Gui Affonso 30
15. Maurizio Billi 30
16. Roberto Posses 24
17. Sérgio Ribas 21
18. Carlos Ambrósio 20
19. Rodrigo Hanashiro 14
20. Marcelo Franco 8
21. Marcelo Stallone 7
22. Charles Reed 7
23. Guilherme Figueirôa 6
24. Carlos Silveira 3

Cup Sport – Classificação após seis etapas:
1. Gil Farah 65
2. Eduardo Azevedo 61
3. Daniel Schneider 50
4. Franco Giaffone 49
5. Rodolfo Ometto 48
6. Adalberto Baptista 41
7. Carlos Ambrósio 26

Cup Master – Classificação após seis etapas:
1. Clemente Lunardi 79
2. Maurizio Billi 45
3. Gui Affonso 42
4. Tom Valle 41
5. Sérgio Ribas 41
6. Roberto Posses 41
7. Marcelo Stallone 32
8. Guilherme Figueirôa 26
9. Carlos Silveira 16
10. Charles Reed 12

Texto: Luís Ferrari – (11) 98666-8307
Imagens: Luca Bassani


1099 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.