http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Novas tecnologias sobre rodas

As preocupações com o meio ambiente e a escassez de petróleo, necessário para a produção de gasolina e de diesel, estão estimulando a criação de diversas tecnologias limpas e de veículos que funcionem com os chamados combustíveis alternativos. O objetivo dessas tecnologias é que os carros não dependam exclusivamente dos combustíveis a base de petróleo, para gerar uma frota mais sustentável e menos poluente. Confira a seguir alguns modelos que ilustram o início desta evolução.

Prius
Os carros híbridos combinam um motor de combustão comum e um motor elétrico. Esses automóveis são um primeiro passo neste processo, porque estão equipados com tecnologias que utilizam os combustíveis a base de petróleo de modo mais eficiente. Atualmente, o modelo mais famoso em circulação é o Prius, da Toyota, por ter sido o primeiro carro híbrido a ser produzido em massa.

Foto: Robert Scoble

Foto: Robert Scoble

AIRPod

Foto: Alexander Plushev

Foto: Alexander Plushev

O AIRPod é um veículo urbano que não emite carbono, porque funciona exclusivamente com ar comprimido. A Motor Development International, responsável pelo desenvolvimento desse carro, vem prometendo a produção em massa desde o ano 2000, mas isso ainda não aconteceu. Nos Estados Unidos, é possível reservar o AIRPod através do site da Zero Pollution Motors, que planeja começar a produzí-lo naquele país.

Hiriko

Foto: Robert Hextall

Foto: Robert Hextall

O Hiriko foi desenvolvido pela Hiriko Driving Mobility e foi lançado no Salão de Genebra de 2013. Esse veículo utiliza baterias de íons de lítio e tem autonomia para rodar 120 quilômetros. Ele comporta duas pessoas e foi projetado especificamente para órgãos públicos e empresas dedicadas ao compartilhamento de veículos.

Além de ser completamente elétrico, este carro tem ainda um diferencial no momento de estacionar: um sistema retrátil que o faz “encolher” e a capacidade de girar sobre seu próprio eixo.

A falta de financiamento tem atrasado a produção deste veículo, inicialmente previsto para entrar no mercado ainda neste ano.

Além desses três mencionados, há diversos outros veículos que estão em fase experimental, como carros solares e inteligentes, que não dependem dos combustíveis fósseis. Já pensou em ter algum desses como seu próximo carro novo? Cada vez mais as montadoras exploram essas possibilidades para produzir veículos mais eficientes e os governos impulsionam medidas afins.

Texto: Post Patrocinado


1099 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.