http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Nelsinho Piquet corre prova de abertura da Nascar K&N Pro Series East no sábado

Melhor tempo no teste da categoria em Bristol há três semanas deixa brasileiro otimista para sua primeira vitória nos EUA

Nelsinho Piquet disputa neste sábado a abertura da temporada da K&N Pro Series East, na tradicional pista de Bristol. Ele vai pilotar o carro número 14, do X Team Racing.

O brasileiro teve seu primeiro contato com a categoria nos treinos realizados nessa mesma pista em 28 de fevereiro. Na ocasião, ele foi o mais rápido do dia, superando todos os competidores regulares dessa divisão e outros convidados especialmente para o evento, como Travis Pastrana e Chase Elliot (filho de Bill Elliot, um dos maiores ídolos da história da Nascar).

“Pelo que fizemos no teste lá no final de fevereiro, quando fui bem mais rápido que os outros concorrentes na pista, me parece a melhor chance de conseguir minha primeira vitória nos EUA até o momento. No ano passado já andei bem em Bristol na minha corrida de estreia lá pela Truck Series e vou competir neste final de semana com o mesmo crew chief com quem trabalho nas picapes, o Chris Carrier. Ele cresceu do lado da pista de Bristol, é a casa dele. Então isso vai ajudar também”, comentou Piquet Jr.

No ano passado, Nelsinho largou na segunda posição na etapa da Truck Series nesta pista. E neste ano também cravou a “outside pole” na prova de abertura da temporada, em Daytona.

O piloto destaca também que terá como companheiro de equipe Carlos Iaconelli, um dos pilotos que disputam toda a temporada pelo X Team -o outro é o mexicano Daniel Suarez. “É fantástico correr nos EUA com um companheiro brasileiro, ainda mais em se tratando de um grande amigo como é o Iaco.”

A participação na prova de abertura da temporada da K&N Pro East Series é parte do projeto de Piquet Jr. para se aprimorar em pistas curtas, visando o título da Nascar Truck Series. “Esse tipo de traçado mais travado foi meu ponto fraco na temporada passada e sei que é onde mais posso evoluir para conseguir brigar pelo título este ano.”

Além da competição em Bristol neste sábado, Nelsinho fez nesta semana dois testes em pista curta com a caminhonete que pilota na Truck Series. Na próxima sexta, ele corre outra vez em um circuito travado, pela categoria Late Models em Kingsport.

“O objetivo de longo prazo é melhorar nas pistas curtas. Mas eu nunca entrei em corrida nenhuma sem pensar na vitória. E agora tenho a oportunidade de dirigir para um time brasileiro na Nascar. Faremos de tudo para levar o carro número 14 para a victory lane”, acrescenta Piquet Jr.

Estabelecido no ano passado pelo empresário brasileiro Geraldo Rodrigues, pelo mexicano Miguel Abaroa e pelo ex-piloto da Nascar Robert Huffman, o time obteve resultados expressivos na sua temporada inaugural na K&N Pro Series, incluindo uma vitória, três pole positions e o prêmio de melhor estreante do ano.

“Estamos otimistas para a corrida pelo que o Nelson mostrou no teste. Os principais adversários estavam na pista e ele fez um ótimo trabalho para encerrar o dia com o melhor tempo. Será ótimo vê-lo buscar a vitória com um dos carros do X Team e fazer parte da trajetória dele nos EUA”, afirma Geraldo Rodrigues.

Em 2011, Piquet Jr. obteve 10 top-10s na Nascar Truck Series e encerrou a temporada na 10ª posição do campeonato e como segundo melhor estreante da categoria. Na prova inaugural desta temporada, em Daytona, Nelsinho protagonizou, ao lado do compatriota e colega na equipe Turner Miguel Paludo, a primeira fila 100% brasileira da história da Nascar. E chegou a liderar a corrida durante 15 voltas.

A largada para a prova de 125 voltas do sábado está prevista para 19h30 pelo horário de Brasília. A definição do grid de largada acontece a partir das 18h.

Sobre a X Team Racing

Formada com o objetivo de ser a porta de entrada para pilotos latino-americanos na Nascar, a X Team Racing disputa a K&N Pro Series East, uma das divisões de desenvolvimento da categoria mais popular do automobilismo nos EUA.

Em sua temporada inaugural (2011), o time obteve sua primeira vitória, levou seus pilotos às posições 4, 5 e 6 no campeonato, cravou três poles e venceu o “rookie of the year”.

Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA. A K&N Pro Series é a última etapa antes das categorias de abrangência nacional.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet deverá disputar algumas provas dessa categoria pela equipe Turner Motorports, mesma escuderia que ele defende na Truck Series.

Texto: Luís Ferrari – 55 11 9919 3484
Imagens: Divulgação Assessoria Nelson Piquet


2097 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response