http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Nascar: Nelsinho Piquet vence prova da Nationwide Series em Road America

Brasileiro larga da pole e lidera o maior número de voltas na primeira vitória do país nas divisões nacionais da Nascar

O sobrenome Piquet mais uma vez entra na história do automobilismo brasileiro. Nelson Piquet Jr. é o primeiro piloto do país a triunfar numa corrida das divisões nacionais da Nascar.

Nelsinho largou da pole e liderou o maior número de voltas da prova da Nationwide Series em Road America na tarde deste sábado. A vitória veio já na terceira corrida do piloto nesta divisão, que é o último degrau antes da Sprint Cup, a principal competição do automobilismo americano.

“Estou sem palavras”, afirmou ele logo ao sair do carro, com a bandeira do Brasil no Victory Lane. “Agradeço o time pelo excelente trabalho. Estava sentindo a vitória bater na trave nas últimas corridas e fico contente que ela tenha vindo logo na minha primeira prova do ano na Nationwide.”

A vitória inédita veio em grande estilo, com 19 das 50 voltas na liderança e a partir de uma pole position que marcou o novo recorde da pista, com 1min33s066.

Piquet Jr. sustentou a liderança nas primeiras duas voltas. Na quinta, de olho na autonomia do Chevrolet Impala #30, a equipe Turner chamou o brasileiro para os pits. Ele reabasteceu o carro sob bandeira verde e logo fez outra parada nos boxes, sob amarela.

Entre as voltas 19 e 22, ele saltou da sexta para a segunda posição, duelando pela liderança com o campeão mundial de F1 em 1997, Jacques Villeneuve. Pelo rádio, veio a ordem para economizar combustível, o que permitiu ao canadense abrir alguma vantagem até nova bandeira amarela interromper a corrida na volta 31.

Nelsinho então fez seu terceiro pit-stop da prova, deixando os boxes na quinta posição. Àquela altura, mesmo após o reabastecimento, seu combustível acabaria a meia volta do final em ritmo regular de corrida.

Sem se preocupar em poupar quando surgiu a bandeira verde, o brasileiro posicionou seu carro de maneira a superar Villeneuve e Danica Patrick por fora e ainda mergulhou por dentro de Justin Allgaier, ganhando três posições no mesmo número de curvas.

O time ainda insistia na economia de combustível, quando veio algum alívio com nova bandeira amarela, agora na volta 33. No giro seguinte ele reassumiu a ponta com a parada do adversário que vinha à frente.

E conservou a liderança até o final, no que foi descrito pelo site oficial da Nascar como “uma pilotagem impecável nas 16 últimas voltas”. Durante duas vezes o brasileiro foi pressionado no trecho final, mas nas dez últimas voltas ele conseguiu controlar bem a distância para o segundo colocado. A cinco voltas do final, com mais de 4s de margem para o vice-líder, veio a ordem pelo rádio para administrar. Instrução cumprida por Piquet Jr. para receber a bandeira quadriculada com 2,5s de vantagem.

“Foi um dia perfeito”, resumiu o brasileiro. “Ontem estivemos sempre entre os mais rápidos. Hoje a pole veio com uma diferença boa para os outros e as coisas funcionaram bem na corrida. Só seria mais perfeito se meu pai e minha mãe estivessem aqui comigo neste momento”, acrescentou ele.

Questionado sobre as dificuldades da corrida, Nelsinho lembrou que foi cauteloso no início após perder a ponta. “Procurei fazer a corrida o mais limpo possível, sem tocar em ninguém e respeitando todos os pilotos. Teve um momento em que precisei conservar freios e combustível, para atacar no final.”

Na entrevista coletiva do vencedor, ele foi questionado ainda sobre seus planos para o restante da temporada. “Neste ano já ganhamos uma na K&N Pro Series East, fizemos pole e dominamos corrida na Truck Series, além dessa vitória de hoje. Ainda falta ganhar uma corrida nos trucks e sei que isso vai acontecer, para chegarmos ao final do ano na briga pelo campeonato.”

A próxima oportunidade para isso não está longe. Nesta quinta-feira, Nelsinho retorna ao campeonato das picapes na pista do Kentucky. Ele atualmente é o sexto colocado na temporada, 38 pontos atrás do líder.

Texto: Luís Ferrari – imprensa@nelsonpiquet.com – 55 (11) 8666-8307
Imagens: Divulgação


1947 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response