http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Lista de confirmações ganha força para primeira temporada da TOP SERIES

Categoria terá os dois últimos campeões da GT4, o vice-campeão da Copa Montana, pilotos que chegam da GT3, Indy Lights e até da Fórmula Truck

Há menos de duas semanas, a Auto+ Entretenimento lançava a mais nova categoria do automobilismo brasileiro, a TOP SERIES. Neste período, foi intensa a procura pelo novo campeonato, que terá seis etapas com três horas de duração, abertura da temporada no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, em conjunto com a corrida brasileira da Indy, e transmissão ao vivo em televisão aberta, pela Band.

A lista de inscritos para a temporada de estreia continua crescendo, mas entre os já confirmados estão alguns nomes que chegam das principais categorias de esporte a motor, como GT3, GT4, Copa Montana, Indy Lights e até mesmo da Fórmula Truck. A TOP SERIES terá regulamento técnico aberto para modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos, que serão divididos entre as classes TOP 1, os Furiosos, e TOP 2, os Velozes.

Entre as boas surpresas está a presença da piloto Cristina Rosito, que disputou a temporada passada pela Fórmula Truck. Ela vai correr em parceria com Carlos Burza, que chega da GT4, com uma Ginetta G50. Cristina tem no currículo os títulos de campeã gaúcha de Fórmula Ford e campeã brasileira de Ford Fiesta Feminino, além da trajetória de sucesso nas competições de Endurance: já foi campeã gaúcha da modalidade e venceu as 12 horas de Tarumã.

“Fiquei muito feliz quando recebi o convite do Carlos (Burza). Está nascendo um campeonato de alto nível, com carros bárbaros, que são um sonho para qualquer piloto. O curioso é que em três décadas de pilotagem será a primeira vez que eu vou guiar um carro com volante do lado direito”, fala Cristina Rosito, referindo-se ao posicionamento no carro, que é inglês. Outro nome confirmado é Rodrigo Barbosa, que disputou duas temporadas na Indy Lights.

Depois de passar pela Fórmula Renault Brasileira, Rodrigo, de 23 anos, fez carreira internacional nas categorias de base da Indy e está de volta ao Brasil para correr com Pedro Queirolo, com o Corvette Z06R. Com este mesmo carro, Pedro venceu três corridas da GT3 em 2011. “Eu sempre gostei muito das competições de Endurance, sou um fã das 24 horas de Le Mans, das 24 horas de Daytona”, conta Pedro Queirolo.

“E aqui no Brasil eu sempre procurei pelas provas de longa duração, já disputei algumas, mas ainda faltava um campeonato com a proposta da TOP SERIES”, acrescenta Pedro. Na categoria, ele terá a companhia de adversários que conhece bem, como Cleber Faria e Duda Rosa e Vanuê Faria e Renan Guerra, que também chegam da GT3. “Encaro a Top Series como um novo desafio e estou bastante ansioso pelas primeiras corridas”, afirma Cleber Faria.

Cleber foi campeão do Trofeo Maserati em 2009 e nos últimos dois anos teve excelentes exibições e largou por algumas vezes na pole position na GT3. Ele disputará a temporada com a nova Mercedes-Benz SLS AMG. Outra unidade estará no grid de largada com Vanuê Faria. “Nas últimas duas temporadas, adquiri muita experiência na GT3 e agora não vejo a hora de estrear a nova Mercedes”, revela Vanuê Faria.

Um reforço importante na estreia da nova categoria será a participação dos dois últimos campeões da GT4. Estão confirmados os pilotos Valter Rossete e Fábio Greco, que venceram o campeonato da categoria em 2010, e Cristiano Federico e Caio Lara, os campeões de 2011. É das competições de gran turismo que chegam a maior parte das confirmações para o novo brasileiro de Endurance.

Fernando Croce, Daniel Croce, Henrique Assunção, Ronaldo Castropil, Sérgio Laganá, Alan Hellmeister, Marçal Melo, Chico Longo e Daniel Serra, todos com participação garantida em 2012. “Em duas semanas, tivemos alto número de confirmações, antes mesmo de divulgar os detalhes da categoria. Aos poucos, com todas as novidades, a Top Series fica ainda mais atrativa”, analisa o piloto e presidente da Auto+, Marcello Sant’Anna.

Ele também estará no grid de largada, trabalhando para repetir as conquistas alcançadas em parceria com Christian Pons, no ano passado, na GT4. Nas classes reservadas aos Protótipos, surgem nomes já estabelecidos nas competições de Endurance, como Dimas Pimenta, e ainda o vice-campeão da Copa Montana, a categoria de base da Stock Car, Leandro Romera – que está inscrito com um protótipo Spyder.

Quem já estava no Endurance se empolga com a movimentação e a reestruturação da modalidade para a temporada da TOP SERIES. “Nos últimos anos, eu passei a me dedicar exclusivamente ao Endurance, tanto nos campeonatos nacionais quanto no Sul. E o que faltava para a modalidade era um campeonato forte, sério, exatamente como a proposta da Auto+”, completa Ricardo Landi, que vai pilotar uma BMW M3 em parceria com Henry Visconde.

A temporada da nova TOP SERIES começa no dia 28 de abril, no circuito de rua do Anhembi, abrindo a programação da Fórmula Indy em São Paulo.

Texto: Top Series – Tiago Mendonça – (11) 8331-5464
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


2049 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response