http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Fremax e Porsche GT3 Cup Challenge: parceria técnica em discos de freio

Fabricante de discos de freio utiliza o campeonato da Porsche como plataforma de desenvolvimento para produtos de alta performance.

O sucesso do Porsche Cup GT3 Challenge Brasil é fruto do trabalho conjunto. O cuidado com cada detalhe nos carros está ligado diretamente à qualidade dos parceiros. O equilíbrio do conjunto é fundamental para um bom rendimento durante as provas. Assim, tão importante como acelerar e aproveitar os mais de 400 cavalos de potência dos 911 GT3 Cup, é fundamental ter um bom sistema de freios. Para isso o Porsche GT3 Cup Challenge utiliza desde 2011 os discos de freio da Fremax, marca referência no mercado automobilístico e líder de vendas na América Latina.

Segundo o gerente comercial da Fremax, Éder Borin, a parceria visa ampliar o bom relacionamento entre as marcas: “Somos uma empresa brasileira multinacional, com filiais na Argentina e na Alemanha. Entendemos que o nome Porsche é muito forte mundialmente e nos dá a certificação de um excelente produto por todo o mundo. Esta imagem é muito importante”, observa.

Zé Ricardo Viana, da Challenge

Zé Ricardo Viana, da Challenge


Além do ganho de visibilidade comercial, um dos fatores que incentivou a parceria é a possibilidade de desenvolvimento tecnológico: a Porsche Cup é um grande laboratório para dar a certeza da excelência dos produtos fabricados pela Fremax.

Enzo Morrone, engenheiro do Porsche GT3 Cup Challenge, explica: “A Fremax utiliza o Porsche GT3 Cup Challenge como laboratório no desenvolvimento de produtos de alta performance. A cada corrida, um relatório é apresentado com análise do desgaste dos discos (geralmente na forma de trincas) e a temperatura que eles atingem durante o uso. Os carros da Cup e da Challenge usam discos desenvolvidos especialmente para eles, com dimensões diferentes dos comerciais”.

O fornecimento dos discos de freio visa garantir a confiabilidade dos carros. Para tanto, o acordo prevê uma margem de segurança nas trocas dos discos. “Por uma precaução técnica em acordo entre os engenheiros da Porsche e da Fremax, definimos que a cada duas etapas os discos são substituídos. Mas podemos notar os discos retornam com condições de fazer mais uma etapa. Hoje, hoje eles rodam no mínimo 20.000 km”, afirma Eder. A parceria é tida também como uma forte ferramenta de marketing.

Para que tudo funcione com eficiência em uma etapa do Porsche GT3 Cup Challenge, o trabalho nos bastidores é fundamental. É dessa maneira que a Fremax colabora com a categoria: “Prestamos todo apoio aos engenheiros na pista, porém nosso trabalho se dá bem antes de cada etapa. Nossa equipe trabalha para trazer para a pista o melhor produto. Isto traz uma segurança de produto de qualidade sem causar muito trabalho no momento da corrida, pois lá é o lugar que não pode ocorrer problemas” completa Eder.

O Porsche GT3 Cup Challenge realizará a quarta etapa da temporada de 2013 entre os dias 8 e 10 de agosto no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Os líderes nas categorias em disputa são Ricardo Baptista (Cup), Rodolfo Ometto (Challenge), Maurizio Billi (Master), Tom Filho e Tiozinho Marangoni (empatados em primeiro lugar na Light).

Texto: LetraNova Comunicação
Fotos: Chris Fabbri e Luca Bassani


1542 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response