http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Fórmula Indy: Pagenaud vence em Baltimore e Helinho mantêm a liderança do campeonato

Com corrida ousada e quase perfeita, francês conquista sua segunda vitória na temporada. Na briga pelo título, Castroneves se beneficia do abandono de Dixon

A corrida de rua de Baltimore, nos Estados Unidos, não ficou devendo em nenhum momento no critério de emoção. Foram diversas reviravoltas em todas as posições, vários acidentes em relargadas, erros decisivos em pit-stops e tudo isso culminou para a segunda vitória do francês Simon Pagenaud na temporada 2013 da Formula Indy. Josef Newgarden ficou com a segunda posição, enquanto Sebastien Bourdais foi o terceiro melhor.

Em uma briga diferente, mas longe de ser menos importante, Helio Castroneves levou a melhor sobre Scott Dixon na luta pelo título. Mesmo com diversos problemas durante toda a prova, o piloto brasileiro foi beneficiado por uma batida que causou o abandono do neozelandês na corrida. A distancia na tabela de classificação agora chega a 49 pontos, restando apenas três provas para o final e a conquista inédita de Helinho fica cada vez mais madura.

O carro do líder do campeonato, Helio Castroneves, em Baltimore

O carro do líder do campeonato, Helio Castroneves, em Baltimore


Largando na liderança, Dixon ficou pouco tempo na ponta. Foi na curva 2 que ele sofreu a ultrapassagem de Will Power. Mesmo assim, tudo parecia favorecer o neozelandês, já que Helio havia tocado em Newgarden e logo na segunda volta foi obrigado a fazer uma parada para trocar o bico do carro por causa da avaria em sua asa dianteira, caindo para a última colocação e sendo obrigado a começar uma corrida de recuperação.

Após 38 voltas, Pagenaud assumiu a primeira posição levando a melhor com as paradas de Power e Dixon no pit. Tentando se beneficiar sem ter parado, Castroneves chegou a subir para a terceira posição, mas com um erro nos boxes caiu novamente para atrás, em décimo. Na volta 47, um engarrafamento na pista complicou a vida de ambos os protagonistas na briga pelo título. Dixon rodou, mas voltou rápido para o asfalto, mas Helinho foi obrigado a trocar o bico do carro mais uma vez, descendo ainda mais posições.

Como se não bastasse o novo envolvimento em acidente, o brasileiro recebeu uma penalização e teve de cumprir um drive-thru por conta de um incidente com um mecânico nos boxes. Menos mal para ele que Scott Dixon foi fechado por Will Power, bateu e teve de abandonar a prova. Na relargada, por ter esquivado de mais um congestionamento, Castroneves ganhou nove posições e foi parar em sexto. Quem também se aproveitou disso foi o outro brasileiro, Tony Kanaan, que saltou para a segunda colocação.

Após mais uma bandeira amarela, Simon Pagenaud foi ousado ao ultrapassar, para não perder mais a corrida, o atual líder Marco Andretti, que também perdeu a posição para Sebastien Bourdais e Josef Newgarden, enquanto mais atrás, Kanaan perdia desempenho no carro e Castroneves também caia algumas posições. Antes do fim, na última volta, Tony escapou, bateu no muro e ainda ajudou Helio a ganhar mais uma posição e com isso abrir ainda mais pontos na liderança da tabela de classificação.

O pódio da etapa Baltimore

O pódio da etapa Baltimore


“Eu ainda estou sonhando muito, muito alto”, disse o brasileiro da equipe Penske ao final da etapa. Mas Helinho faz questão de manter os pés bem firmes no chão, pois sabe que o campeonato ainda não acabou. “Restam muitos pontos em disputa e vou tentar conquistar o quanto conseguir”, declarou.

A próxima etapa da temporada 2013 da Formula Indy será no dia 5 de outubro, em Houston, também nos Estados Unidos.

Confira o resultado completo da corrida de hoje, em Baltimore:

1º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
2º Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
3º Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
4º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
5º Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
6º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
7º James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
8º Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet)
9º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
10º Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
11º Tristan Vautier (FRA/Schmidt-Peterson Honda)
12º Oriol Servià (ESP/Panther-Chevrolet)
13º Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet)
14º Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
15º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
16º Stefan Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
17º Graham Rahal (EUA/RLL-Honda)
18º Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
19º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
20º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
21º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
22º Luca Filippi (ITA/BHA-Honda)
23º James Jakes (ING/RLL-Honda)
24º Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda)

Confira a classificação de pilotos na briga pelo título da temporada:

1º. Hélio Castroneves Penske-Chevrolet 479
2º. Scott Dixon Chip Ganassi-Honda 440
3º. Ryan Hunter-Reay Andretti-Chevrolet 417
4º. Marco Andretti Andretti-Chevrolet 409
5º. Simon Pagenaud Schmidt Hamilton-Honda 380

MPTEAM Assessoria de Imprensa
Fotos: Bret Kelley/Indycar


1511 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response