http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

F-1: Razia completa 65 voltas com a Force India e impressiona equipe

Em Magny-Cours, baiano impressiona equipe indiana e estabelece segundo melhor tempo no primeiro dia de testes para novatos em 1min18s535

O brasileiro Luiz Razia completou nesta terça-feira o primeiro dia de testes para novatos da Fórmula 1 no circuito francês de Magny-Cours. O piloto baiano de 23 anos completou 65 voltas ao redor da pista de 4.411 metros, que recebeu a categoria pela última vez em 2008.

A atuação de Razia encheu os olhos dos membros da equipe indiana. O atual vice-líder da GP2, com quatro vitórias e nove pódios, cumpriu um cronograma pré-estabelecido pelo time e cravou sua melhor volta em 1min18s535, ficando entre a Ferrari do francês Jules Bianchi, o mais veloz, e a Mercedes de Sam Bird, o segundo colocado.

“Foi um ótimo dia de testes para Luiz Razia. Os engenheiros ficaram muito impressionados com as informações”, comentou a equipe. “Foi nosso primeiro trabalho com Luiz e ele nos impressionou logo de cara. Ele se mostrou confortável no carro e, imediatamente, foi nos dando um bom feedback nos níveis de aderência. Tivemso um problema de manhã que nos deixou na garagem, mas aceleramos à tarde e completamos o programa”, analisou o engenheiro-chefe Jakob Andreasen.

Luiz Razia


“Tentamos dar a Luiz um sentimento do que é necessário para ser um piloto de F-1, então o dia incluiu algumas largadas e simulações de pit-stop, além de coletarmos seu feedback no acerto. Ele lidou bem com tudo, incluindo o Kers e o DRS, e fez tudo o que pedimos. Seus tempos de volta foram competitivos e ele estabeleceu sua melhor marca com pneus macios”, resumiu Andreasen.

Já o piloto baiano, que havia testado nos anos anteriores com os carros de Virgin (atual Marussia) e Lotus (atual Caterham), deu uma pequena rodada pela manhã, mas se mostrou bem satisfeito com seu desempenho e o entrosamento junto aos membros do time indiano.

“É sempre valioso passar um tempo com um carro de F-1 e hoje foi muito útil, pois me deu a chance de conhecer a equipe e ficar confortável no carro. O maior desafio foi se acostumar a todos os botões no volante, mas foi uma boa experiência e aprendi tudo sobre os sistemas do carro. Também experimentei o Kers pela primeira vez”, disse Razia.

“Tivemos alguns problemas com o carro pela manhã, então completei a maior parte de minhas voltas no período da tarde e a pista foi melhorando com o emborrachamento. Melhoramos o carro durante minhas saídas e corrigimos o equilíbrio, que funcionou bem. Gostei muito de trabalhar com a equipe e espero ter a chance de construir em cima disso no futuro” completou o baiano, que tem o apoio de Cyber1 Group, CAF e Coralis.

Os testes da F-1 prosseguem nesta quarta-feira, enquanto Razia dá continuidade à sua preparação para a decisão da GP2, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, nas ruas de Cingapura. Confira os tempos desta terça-feira em Magny-Cours:

1. Jules Bianchi (FRA/Ferrari), 1min18s070 (87 voltas)
2. Luiz Razia (BRA/Force India), 1min18s535, a 0s465 (65)
3. Sam Bird (ING/Mercedes), 1min19s094, a 1s024 (95)

Texto: MS2 Comunicação
Fotos: Divulgação/Force India


1918 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response