http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Endurance RS: Franco Pasquale estreia em protótipo turbo nos 500km de Tarumã

Mais um passo na evolução da vitoriosa carreira será dado pelo piloto gramadense Franco Pasquale (Moinho Vacaria | Farias Alimentos) no próximo fim de semana, no Autódromo Internacional de Tarumã: a estréia em protótipo turbo.

franco_trofeuCampeão de kart, vice-campeão da Copa Brasil de Fórmula Júnior e Campeão Gaúcho de Endurance na classe P3 (protótipos aspirados) em 2015, Franco passará a disputar a classe mais rápida do campeonato Endurance RS, a GP1, destinada a protótipos com motor turbinado ou acima de 2100cc, e também a versões modernas de supercarros como Lamborghini.

O novo carro é o Tubarão IX, um chassi Metalmoro MRX com modificações feitas pela equipe MC Tubarão, de Campo Bom (RS). A motorização utilizada é Ford Duratec 2.0 16v sobrealimentado com turbocompressor, gerando potência de aproximadamente 450cv. O carro já virou o circuito de Tarumã no impressionante tempo de 59s, com média horária superior a 170 km/h, atingindo velocidade máxima por volta de 240 km/h neste circuito.

Na primeira etapa, Franco terá a companhia do experiente Tiel de Andrade, piloto com experiência no carro e um dos integrantes da família Andrade, responsável pela preparação do carro. Tiel acompanhará Franco em todas etapas nas quais estiver sendo disputado o Brasileiro de Endurance, como na etapa deste domingo, que valerá, também, como 1ª etapa do Brasileiro.

Sobre o desafio de pilotar um rapidíssimo carro, Franco declara: “Nos treinos consegui me adaptar muito bem ao carro, consegui virar tempos de prova e constante. O carro tem muito mais potência que o do ano passado, mas já estou me acostumando.”, declarou o piloto. Sobre a competitividade da categoria, disse: “Este ano a GP1 vai ser muito disputada, com um elevado nível técnico, pilotos muito rápidos, tenho muito a aprender mas tenho certeza que vou fazer um ótimo campeonato. Para esta primeira etapa vou ter como parceiro o Tiel, um dos grandes nomes da Endurance, tenho muito que aprender com ele e vamos fazer o possível para ganhar esta etapa.”, finalizou Franco.

A programação oficial começa na sexta-feira, com treinos livres a cargo do ACRGS. No sábado, mais treinos livres e o classificatório ao final da tarde, e no domingo a prova de 500 km de distância terá largada às 10h40min, com duração mínima prevista de 3h30min de duração. Estarão sendo disputados, na mesma prova, o Festival Brasileiro e o Campeonato Gaúcho de Endurance.

Ficha técnica do MC Tubarão IX:
Chassi: MRX
Carroceria: Projeto Mc fabricada em Fibra de Carbono e Fibra de Vidro
Motor: Duratec 2.0L Turbo com 450cv
Injeção Eletrônica: Protune PR 660
Combustível: Petrobras especial para competição
Cambio: Hewland FTR 6 marchas seqüencial
Pneus: Yokohama
Rodas: Speedline
Freios: Doopler
Amortecedores: Penske

O piloto conta com o apoio das empresas Moinho Vacaria e Farias Alimentos.

Texto/fotos: Niltão Amaral


421 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.