http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Endurance: 500 Km de Tarumã tem vitória apertada do Tubarão #78 de Andrade e Pasquale

600 milésimos de diferença levaram a dupla gaúcha ao lugar mais alto do pódio, onde 37 carros brigaram pela vitória na 1ª etapa do Brasileiro e Gaúcho 2016

A abertura da temporada 2016 do Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Endurance aconteceu neste domingo (03) com a prova 500 Km de Tarumã, no tradicional autódromo gaúcho. O grid formado por 37 carros em sete categorias contou com a participação de 88 pilotos que se revezaram em quatro horas de prova, completando 165 voltas.

A largada aconteceu na bela manhã desse domingo e ao contrário das previsões, que anunciavam chuva forte para a hora da competição, isso não aconteceu, o que tornou a prova um grande espetáculo de disputas e belas ultrapassagens.

Na geral e na categoria GP1, a grande disputa ficou entre o pole position Tubarão #78 de Tiel Andrade e do jovem Franco Pasquale (MC Tubarão), que em seu segundo ano na competição mostrou muita maturidade nos momentos de maior pressão da prova, e os sul-mato-grossenses Nilson Ribeiro e José Ribeiro, com o MRX #65 (NC Racing), que fizeram também a volta mais rápida da prova 1:02:522, na 151ª volta.
IMG_1875
Na segunda hora de prova, o MRX #65 assumiu a liderança no segundo pitstop. A troca de posições aconteceu faltando cinco voltas para o final, quando Andrade levou a melhor e conquistou a vitória. “Foi uma vitória suada, quando nas voltas finais consegui assumir a ponta da corrida e aguentar a pressão que na última volta era uma diferença de 600 milésimos em relação ao MRX #65. Estou muito feliz com o trabalho de toda a equipe e do Franco, que na sua estreia na GP1 fez um grande trabalho”, destacou Tiel.

“Desde o ano passado eu me adaptei muito rápido a categoria. Essa é minha segunda vitória na categoria e o Tiel foi peça chave para isso. Formamos uma dupla muito integrada e sei que daremos trabalho neste ano”, disse Pasquele.

O pódio foi completado pelo trio da Lamborghini #18, dos gaúchos Fernando Poeta, Andersom Toso e Guilherme Daudt. “Temos um carro muito resistente e temos um trio que mantem a regularidade e trabalhamos muito com a estratégia, já que a prova é muito de resistência e o equipamento precisa ser muito preservado. Dentro dessas condições sempre trabalhamos para chegar e conquistar bons pontos. No ano passado, perdemos o título na última prova e esse ano a ideia é conquistarmos a vitória”, explicou Poeta.

Os estreantes Ian Jepsen Ely e Daniel Claudino, a bordo do MCR #71, da Satti Racing, largaram na sétima colocação e cruzaram a linha de chegada na quarta posição, num resultado bastante comemorado pela equipe. “Essa é nossa estreia em corridas, nunca nem tínhamos treinado em Tarumã. Estamos muito contentes com esse resultado e só temos a agradecer a equipe por todo o apoio nessa primeira prova”, comemorou Daniel. “Estamos muito felizes. Superou todas as expectativas foi perfeito”, finalizou Ian.

Na P2, o Tubarão #32 de Mauro Kern e Paulo Souza ficou com a vitória. “Estou muito feliz, com essa primeira colocação na categoria. Essa é nossa primeira vitória aqui em Tarumã. O final de semana foi perfeito. Deu tudo certo do início ao fim. Chegar ao final de uma prova longa é uma vitória por si só e vencer é melhor ainda”, vibrou Kern.
IMG_1922
“Foi uma surpresa vencer, pois essa é nossa primeira participação e ganhar foi acima da expectativa. O mais gostoso é que o carro chegou igual. Estava perfeito rendendo da mesma maneira. Equipe está de parabéns! Foi muito legal e já quero que chegue a próxima prova”, destacou Souza. “Estou gostando muita da categoria com carros de alto nível como Lamborghinis, Ferraris e protótipos e os pilotos são extremamente receptivos. Tem sido ótimo fazer esse campeonato”, revelou o paulista.

Já na P3, o destaque foi o 1R #128 do mineiro Mallaco e do paulista Henrique Assunção, que na estreia do carro e da dupla conquistou a vitória. “Final de semana foi ótimo, principalmente, pela experiência com a equipe. Não poderia ser melhor andar na primeira prova e vencer na P3. Sou amigo do Henrique (Assunção) tem muitos anos e fico muito feliz de poder dividir o carro com ele”, frisou o piloto sexto colocado na geral.
IMG_1609
Na classe GT1, o dono do dia foi a Ferrari F430 Challenge #155, de Ricardo Mendes, Ricardo Kastropil e Telmo Tecchio. Na categoria GT2, os pole positions Artur Caleffi e Roberto Lacombe, com a Maserati #9 ficaram com a vitória. “Uma sensação muito legal. A Maserati é um carro gostoso de guiar. Foi uma corrida muito bacana. A resistência foi fator preponderante, pois corri duas horas e foi muito empolgante. Parabéns a equipe, o Cláudio Ricci é um mestre e nos deu um grande carro”, enfatizou Caleffi. “A Endurance é uma categoria top composta por carros diferentes de vários modelos. Acho uma categoria completa e essa primeira prova foi fantástica”, vibrou Lacombe.
IMG_1796
Na T, o vencedor foi o Gol #77 de Daniel Elias e Luis Senna Jr. “Retornei a categoria nesta etapa e fiquei muito feliz com o resultado. Agora vamos nos preparar para as próximas etapas e buscarmos esse título brasileiro na categoria”, analisou Senna Jr.
IMG_1980
Na TS, o Golf #111 de Gustavo Dal Bosco e da experiente Cristina Rosito única mulher do grid ficaram com a primeira posição. A próxima etapa do Brasileiro de Endurance acontece no dia 19 de junho, em Santa Cruz do Sul e o Gaúcho volta à pista no dia 01 de maio, em Guaporé.

Resultado Final:
1º. Franco Pasquale/Tiiel de Andrade – Tubarão #78
2º. Nilson Ribeiro/José R. Ribeiro – MXR #65
3º. F.Poeta/G.Rossi Daudt/A.Toso – Lamborghini #18
4º. Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino – MCR #71
5º. Mauro Kern/Paulo Sousa – Tubarão #32
6º. Mallaco/Henrique Assunção – 1R #128
7º. Marcelo Vianna/Julio Martini – Tubarão #05
8º. Carlos Rabello Neto/Walter Konrad – Spyder #02
9º. Arthur Caleffi/Roberto Lacombe – Maserati #09
10º. Luiz C.Crestani/Guaracy Costa – Tornado #03
11º. Marcio Basso/Henry Visconde – BMW #64
12º. Gustavo Tomazini /Sérgio Cardoso – Spyder # 64
13º. R.Mendes/T.Tecchio/R.Kastropil – Ferrari #155
14º. Daniel Elias/Luis S.Senna Jr – Gol #77
15º. R.Halmenschlager/L.Halmenschlager/F.Jr. – Gol #22
16º. Marcelo R.C.Miranda/João P.C.Miranda Fusca #164
17º. André Senger/Humberto Giacomello – Sonic #17
18º. H.Assunção/E.Padron/R.Kastropil – MRX #75
19º. Telmo Jr/S.Lodi/R.Fedrigo – Voyage #51
20º. C.Almeida/P.Ventura/P.Feter – Lamborghini #10
21º. Francesco Ventre/Eduardo Dieter – MR18 #110
22º. N.Amaral/C.Krause/E.Braz – Passat #81
23º. Vitor Aneris – MR18 #55
24º. Rafael Simon/Gustavo Souza Simon – Spyder #56
25º. Adriano Baldo/Dirceu M.Adam F° – Montana #83
26º. R.Odorissi/Arnaldo/J.Sala/L.Taliari – Spyder #13
27º. Gustavo Dal Bosco/Cristina Rosito – Golf #111
28º. Airton Diehl/Rafael Costa – Gol #11
29º. C.Ricci/F.Roso/V.Roso/F.Toso – MR18 # 4
30º. Ricardo Terres/Juarez Terrez – Gol #88
31º. Leandro Guerra/Ricardo Kraft – Spyder #222
32º. Jairo Bastos/Marcos Bernardes – Porsche #178
33º. O.Scheer F°/E.Scheer/G.Scheer – MRX #26
34º. L.Yoshida/Michael Soares – Spyder #42
35º. Jairo Bastos/Fernando Miranda – Spyder #36

MS2 Comunicação
Fotos: Murilo Carvalho/Automobilismo em Foco


478 dias ago by in Automobilismo , Motociclismo | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.