http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Direção Segura: nós fizemos parte!

No último dia 11 de fevereiro, o Complexo Automobilístico do Velopark, a saber: o maior parque da América Latina voltado ao automobilismo, proporcionou mais uma edição do seu curso Direção Segura. Este foi ministrado pelo piloto Jorge Fleck, profissional com mais de 30 anos de experiência no segmento de transportes rodoviário de cargas e passageiros; e também, multi-campeão nas categorias de Kart, Rali, Turismo e Fórmula Truck.

O que não faltou foi experiência, bom humor e didática para falar de um assunto sério e que está carecendo de mais atenção em um país que ocorre mais de 400 mil acidentes de trânsito por ano, sendo o Rio Grande do Sul responsável por 5% destes números. Destes acidentes são mais de 38 mil mortos/ano por causa de imprudências de motoristas despreparados, com falta de atenção (34%) e desobediência a sinalização (26%). E se mencionarmos a quantidade de carros que estarão entrando no mercado a cada ano, mais a de habilitados que não tem condições de dirigir, infelizmente os números não são nada animadores.

“Dirigir pode não ser difícil, mas é extremamente complexo”, afirma Fleck ao dar início ao curso. Como mencionado pelo piloto em vários momentos, a intenção do curso não era ensinar ninguém a dirigir, ao contrário, é ensinar o limite de cada carro e como “aplicar” uma Direção Segura quando necessário. É importante salientar que 91% dos acidentes são causados por motoristas e apenas 3% por defeitos mecânicos dos carros. Com este dado dá para se concluir que os motorisas saem habilitados dos Centro de Formação de Condutores (CFCs) sem realmente conhecer noções básicas para uma Direção Segura: tempo de reação, tempos e distâncias de frenagens, a fazer uso do que o carro proporciona (ultrapassagens, retomada), (…). “Habilitados sim, mas com habilidade?”, questiona o piloto.

O resultado é o que vemos abaixo:

A primeira parte do curso foi de muita teoria e discussões saudáveis a respeito de dados estatísticos, de como os motoristas devem se portar, dúvidas pertinentes e preparação para a segunda parte: a prática! Chegou a hora de aplicar o que se viu pela manhã, levar o carro ao limite do que se pode ou não fazer, lembrando sempre que em local apropriado e preparado dentro das normas de segurança e padrões internacionais. Noções de espaço através do “slalom”, aderência, aceleração, frenagem e desvio de objetos. Como fazer, como proceder? Isso tudo foi ensinado na prática.

E o melhor, como sempre, ficou para o final! Os alunos tiveram a oportunidade de sentir o tempo de reação e frenagem de um veículo andando a 60km/h, com e sem freios ABS, no piso seco e no piso molhado. Os motoristas mais desavisados acham que é só pisar no freio que o carro pára instantaneamente, mas não, só para o tempo médio de reação (0,8s) percorremos 17 metros e mais 20m para pararmos o carro. Ou seja, anda-se 37m em 3,2s. Podemos imaginar, quando em vias que não podemos passar dos quarenta quilômetros horários, tem “pilotos” que andam a 80km/h, o tamanho do desastre que pode ocorrer.

Não podemos terminar sem antes parabenizar o Velopark e seus profissionais por proporcionarem e disseminarem que motoristas comuns possam se qualificar através de um curso voltado a um trânsito mais fraterno e humano. Profissionais abnegados que lutam para que o Brasil deixe de ser primeiro colocado em estatísticas de acidentes e mortos decorrentes de um trânsito que dizima mais do que uma guerra. Parabenizar, também, aos motoristas que sabem da importância de conhecer o seu carro, seus limites, e que podem sim ajudar a humanizar um trânsito que mais parece uma carnificina a cada retorno de finais de semanas e feriadões.

Um agradecimento especial a Karen, da Viva Comunicação, assessora de imprensa do Velopark por proporcionar que o Automobilismo em Foco se fizesse presente no curso de Direção Segura. Obrigado!

Lugar de correr é na pista! O Carnaval está chegando e queremos ver você lendo novas matérias do site Automobilismo em Foco. Dirija com atenção!

Texto: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)
Imagens:
1) Trânsito em Guerra
2) Marconi Pimenta
3) Reginaldo Tracajá
Vídeo: Freios ABS – Bosch


2129 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response