http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Da tradição a revelação

O Campeonato de Endurance e Copa Classic realizados neste final de semana, no autódromo do Velopark contou com figurinhas carimbadas do automobilismo e novatos que passam a despontar no cenário das frequentes disputas realizadas no Estado.

Carlos Eugênio Leonardo, conhecido como “Ratão” é um frequentador assíduo de todas as provas do automobilismo gaúcho, já foi sinalizador de corridas, disputou várias edições de rallys de regularidade no Brasil e países Mercosul e é piloto da Copa Classic, desde a corrida inaugural, em 1999.

No comando da Carretera Chevrolet 1936, um dos carros mais antigos participando de corridas no Brasil, Ratão corre atrás do tri campeonato.

“ A idéia inicial era fazer uma competição com carros esportes e históricos. Hoje nacionais com 30 anos e importados com 20 podem participar, e estes carros estão muito rápidos”, comenta Ratão.

O piloto guarda na garagem outras raridades, um Alfa Romeu 1931, um Miura 1984, um Puma 1983 e um Lancia 1984, este último, um desejo antigo que foi adquirido logo após o leilão do Museu da Ulbra.

“Queria o modelo italiano Lancia para rally de Regularidade, ele está em fase de finalização na pintura e em breve deve estar nas competições do Brasil, Uruguai e Argentina”, promete o piloto que também é representante do Miura Clube Gaúcho.

Ratão começou com um Alfa Romeu JK, 1968, depois veio o Santa Matilde e atualmente a Carretera, sobrevivente do incêndio que aconteceu em 2009, nos treinos da Classic, nas preliminar das 12 Horas de Tarumã. O acidente mudou a visão do piloto, mas felizmente não foi suficiente para tirá-lo das pistas.

“Quando eu entrava na pista pensava em me divertir, brincar, depois do acidente que, me deixou em coma induzido para a recuperação, muitos disseram que eu não voltaria mais para as pistas. Ao contrário, decidi que meu retorno seria para competir seriamente e comecei acumular títulos”, lembra o piloto.

Para os mais curiosos, o apelido de Ratão veio em função do cabelo arrepiado que usava quando mais jovem, hoje aos 60 anos, o piloto se considera um verdadeiro rato de box, quando ainda não podia competir, se oferecia para ajudar em qualquer tarefa, o que lhe rendeu um trabalho com socorro mecânico na Argentina que, mais tarde, resultou na participação em corridas do Mercosul.

Participando da Competição de Endurance, o novato Mauricio Pereira. No caso de Maurício o apelido lembra a categoria que o revelou como piloto. Conhecido como Dr. Veloce, o odontologista, especialista em prótese dentária, é destaque no protótipo Veloce, e hoje é o líder da categoria Veloce Cup. A competição de Endurance é uma prova de resistência, são três horas, uma para cada piloto.

“Fui convidado para compor o time de Eduardo Espirito Santo e Hardy Cool por conhecer bem o circuito, sou piloto da casa e isso me ajudou muito no treino de ontem, quando fiz o melhor tempo nas voltas do grupo”, comenta Maurício.

O jovem piloto estreia no protótipo MCR de 230 cavalos de potência. O veículo atinge no final da reta do autódromo uma velocidade de 210km\h.

“Tenho muitas expecativas, não quero fazer feio, vou me esforçar ao máximo, para dar sorte carrego meu nome Maurício Veloce A+ na lateral do carro”, acrescenta.

Maurício é frequentador assíduo do Velopark, toda a semana pode ser encontrado ou nas baterias de kart ou nas edições do Veloce Day, no autódromo.

Tanto Dr. Veloce quanto Ratão tem muitas coisas em comum, entre elas, a dedicação, o conhecimento de pista e o mais importante, a paixão pelo automobilismo que faz bonito em qualquer geração, faça frio ou calor estão lá para divertir quem vem conferir tradição e revelação.

Texto: Karen Cunha – Viva Comunicação
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes) – (51) 9372-0606 / (51) 9468-0906


1959 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response