http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Campeonato Gaúcho de Kart definiu dez novos campeões em final de semana de clima bastante adverso

Raios, chuva, trovoada e ventos fortes fizeram parte do cenário de quatro dias em Farroupilha (RS)

Raios, trovoadas, chuva intensa e ventos que chegaram a derrubar algumas barracas no kartódromo – e árvores nas redondezas – em um dos finais de semana mais críticos em termos climáticos no Rio Grande do Sul nesta temporada não foram páreo para 62 bravos pilotos. O cenário era o Campeonato Gaúcho de Kart, que levou à Farroupilha, na região serrana do Estado, competidores inclusive de Santa Catarina e Paraná, além, é claro, do Rio Grande do Sul.

Com um formato que privilegiava a regularidade, o Gaúcho teve a disputa de quatro baterias, a última delas com pontuação dobrada. Dos quatro resultados, o descarte do pior era obrigatório e, assim, seria campeão o piloto que somasse mais pontos ao final de tudo.
_MG_7762
A primeira categoria a conhecer seu campeão foi a Pró 400, que teve suas três primeiras baterias vencidas por Pedro Trevisol. Regular, Trevisol conquistou o título, seu segundo no Estadual, com um segundo lugar na última bateria, vencida por Carlos Bolezina, que cresceu uma posição a cada bateria para ser o vice-campeão. Gustavo Rodrigues, também bastante regular, fechou o pódio, em 3º.

Luiz Fernando Trevisan foi o segundo campeão em Farroupilha após vencer as três primeiras baterias da categoria Tag, que corria agrupada com a Super Tag. Fernando Pastro, segundo nas três primeiras, foi o vencedor da última bateria e garantiu o vice, empatado em pontos com o campeão. O terceiro colocado e dono de um lugar no pódio foi Giovani Dalmina.

Henrique Frolich, que estreava na categoria de motores Iame Tag, fez uma bela campanha ao terminar as três primeiras provas em segundo, resultados que lhe permitiram comemorar o título após uma vitória na última bateria. Roberto Robe, vencedor da 2ª bateria, foi o vice, seguido por Silvano Fernandes, vencedor de duas provas.

Antonella Bassani

Antonella Bassani


A Cadete teve disputas ferozes e quem se deu melhor foi o paranaense Rafael Lisboa, que fechou o primeiro dia de disputas na terceira posição. Mostrando crescimento no domingo, Lisboa terminou a 3ª bateria em segundo e venceu a última, levando para Curitiba o título da categoria. Breno Rubin, que venceu as duas primeiras, finalizou o Gaúcho com o vice, seguido por Henrique Cruz, que começou sua participação com um complicado 8º lugar. Pedro Pinheiro, o pole, e Arthur Gama, que começaram a competir nesta temporada, surpreenderam e terminaram em 4º e 5º.

A Mirim, que não teve a resposta desejada pelos organizadores e competiu agrupada com a Cadete usando os mesmos motores, teve como campeã a menina Antonella Bassani, que um ano atrás sofria um grave acidente em Tarumã, na mesma competição.

A Júnior Menor e a Júnior correram agrupadas, com o mesmo motor, mas com classificação em separado. Arthur Leist venceu as quatro baterias na geral e levou o título da Júnior, seguido por Pedro Goulart e Pedro Marques, respectivamente vice e 3º colocado.

Arthur Vargas, com vitórias nas três últimas baterias, foi o campeão da Júnior Menor, superando Pedro Gurgacz, de Cascavel (PR), que vencera a primeira e terminara duas outras em segundo. A catarinense Valentina Olsen foi a terceira colocada, fechando o pódio. Augusto Rotta, que corria pela primeira vez na categoria, foi o 4º colocado.

A Graduados, que reúne sempre os maiores nomes do kartismo pelo Brasil, não foi diferente no Campeonato Gaúcho. Bruno Bertoncello, que abandonou a segunda bateria, usou o revés como descarte e, após vencer a primeira e a última bateria, conquistou o título. Lucas Girotto, líder na tabela de pontos ao fim do primeiro dia de corridas e vencedor da segunda bateria, ficou com o vice, seguido por André Vollmer, apenas um ponto atrás. Alexander Cé, originalmente piloto da Sênior, teve que correr na Graduados em função da desistência de vários pilotos de sua categoria. E o representante de Criciúma (SC) surpreendeu a todos, finalizando o Gaúcho na 4ª posição.

A Fireball, dividida em Sprinter e Master, foi a última categoria a conhecer seus campeões. Arthur Metzdorf, invicto, venceu as quatro baterias e conquistou o título na Sprinter, comemorando assim seu terceiro título no Campeonato Gaúcho. Daniel Prado, com dois segundos e dois terceiros, foi o vice, seguido por Alessandro Clezar. Cleiton Zimmermann, empatado em pontos com Clezar, foi o 4º.

Por fim, Daniel Claudino, com uma vitória e três segundos, fechou o Gaúcho comemorando o título na Fireball Master. Francisco Sousa foi o vice, empatado em pontos com Claudino. O equilíbrio foi tanto na Master que foi necessário usar dois critérios de desempate para definir o campeão. No primeiro, que determinava a utilização de todos os pontos, sem descarte, o empate voltou a acontecer, e apenas o melhor resultado de Claudino na última bateria em comparação ao de Francisco (2º x 3º) é que definiu o título. Paulo Cesar Euzébio, que recuperou-se muito bem após um infortúnio na primeira bateria, foi o terceiro colocado.

Durante a cerimônia de pódio o piloto mais bem colocado dentre os que utilizaram chassi Techspeed em cada categoria foi premiado com um bônus para compra de peças da fabricante durante o Campeonato Brasileiro de 2015, que será realizado no Velopark (RS).

“O número de inscritos ficou bastante abaixo das expectativas, uma vez que, em condições normais, teríamos superado facilmente a barreira de 90 pilotos no Gaúcho”, ressalta Erno Drehmer, o promotor do evento. “Porém, devemos levar em consideração que vivemos um dos piores finais de semana do ano quando se fala em clima. As chuvas foram intensas durante quatro dias e devo parabenizar e agradecer aos pilotos que compareceram em Farroupilha e enfrentaram todas as intempéries do tempo para disputar o Gaúcho”, finaliza.

Confira a classificação final em cada categoria:
CADETE
1 Rafael Lisboa (PR) – 39 pontos
2 Breno Rubin (RS) – 32
3 Henrique Cruz (RS) – 30
4 Pedro Pinheiro (RS) – 28
5 Arthur Gama (RS) – 25
6 Jean Boniatti (RS) – 23
7 Gustavo Pegoraro (RS) – 22
8 Henrique Vieira (RS) – 20

FIREBALL MASTER
1 Daniel Claudino (RS) – 38 pontos
2 Francisco Sousa (RS) – 38
3 Paulo Cesar Euzébio (RS) – 30
4 Clifford Braga (RS) – 24
5 Emilio Otto (RS) – 24
6 Henrique Frolich (RS) – 22
7 Renato do Prado (RS) – 19
8 Davi Oliveira (RS) – 10

FIREBALL SPRINTER
1 Arthur Metzdorf (RS) – 44 pontos
2 Daniel Prado (RS) – 34
3 Alessandro Clezar (RS) – 29
4 Cleiton Zimmermann (RS) – 29
5 Joel Grasselli – 25
6 Lorenzo Fossá (RS) – 25
7 Rômulo Nascimento (RS) – 13

GRADUADOS
1 Bruno Bertoncello (RS) – 40 pontos
2 Lucas Girotto (RS) – 36
3 André Vollmer (RS) – 35
4 Alexander Cé (SC) – 29
5 Cláudio de Moraes (RS) – 24
6 Christian Castro (RS) – 20
7 Fernando Wortmann (RS) – 19
8 Augusto Fontanella (RS) – 15
9 Lucas Rodrigues (RS) – 15
10 Lucas Kohl (RS) – 13
11 Rodrigo Gonzalez (RS) – 3
12 Luka Tassano (RS) – 1

JÚNIOR
1 Arthur Leist (RS) – 44 pontos
2 Pedro Goulart (RS) – 36
3 Pedro Marques (RS) – 33

JÚNIOR MENOR
1 Arthur Vargas (RS) – 44 pontos
2 Pedro Gurgacz (PR) – 36
3 Valentina Olsen (SC) – 34
4 Augusto Rotta (RS) – 28

MIRIM
1 Antonella Bassani (SC) – 44 pontos

PRÓ 400
1 Pedro Trevisol (RS) – 40 pontos
2 Carlos Bolezina (RS) – 39
3 Gustavo Rodrigues (RS) – 33
4 Lucas Cardoso (RS) – 29
5 Luciano Tavares (RS) – 21
6 Carlos Izkovitz (RS) – 20
7 Tick Saliba (SC) – 18
8 Cássio Abreu (RS) – 17

TAG
1 Luiz Fernando Trevisan (RS) – 40 pontos
2 Fernando Pastro (RS) – 40
3 Giovani Dalmina (RS) – 30
4 Julio Pires (RS) – 28
5 Juliano Rigon (SC) – 23
6 Jeferson Abel (RS) – 23

SUPER TAG
1 Henrique Frolich (RS) – 40 pontos
2 Roberto Robe (RS) – 37
3 Silvano Fernandes (RS) – 36
4 Davi Oliveira (RS) – 31

KG COM Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Fotos: Murilo Carvalho/Automobilismo em Foco


1097 dias ago by in Kart , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.