http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Campeonato Brasileiro de GT se prepara para temporada 2012‏

Testes de equilíbrio de desempenho dos carros começa nesta semana

Os preparativos para o início da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo continuam avançando. Com a presença de um engenheiro brasileiro, membro da Comissão GT da Confederação Brasileira de Automobilismo, o trabalho de equilíbrio de desempenho dos carros está sendo feito na Europa nesta semana. A Comissão GT da FIA, responsável por manter todas as máquinas que participarão dos Campeonatos Mundial, Europeu, e de outros países, inclusive o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, em perfeito equilíbrio, mesmo com suas diferentes características, continua sendo desenvolvido durante o fim de semana na França.

Entre as novidades que serão testadas encontram-se os novos modelos desenvolvidos para a temporada 2012, como é o caso do Nissan GT-R Nismo GT3, do Aston Martin Vantage V12 GT3, Lamborghini LP600 +, Ginetta G55 GT3, Audi R8 LMS Ultra e o McLaren MP4-12C GT3, entre outros, e melhorias em quase todos os demais modelos. O trabalho será intenso, uma vez que a partir deste ano a categoria utilizará uma única marca de pneus que serão fornecidos pela Pirelli, adotando nos campeonatos internacionais aquilo que já vem sendo praticado no Brasil há três anos.

O Presidente da Comissão GT do Brasil e comissário técnico da CBA, Clóvis Matsumoto, explica como será feito o equilíbrio em 2012. “Durante três anos nós fizemos um teste antes do início do campeonato para coleta dos dados e trabalhamos durante a temporada para manter os carros com desempenho similar. A partir deste ano resolvemos adotar plenamente as recomendações da Federação Internacional de Automobilismo-FIA e, portanto, o acompanhamento dos testes deste fim de semana é fundamental”.

“Enviamos o Rafael Licen dos Santos, um engenheiro especialista em análise de dados, para se reunir com os encarregados do trabalho de equilíbrio de desempenho da SRO europeia e da FIA para coletar todos os dados sobre os carros e aprender a metodologia da Federação Internacional que será aplicada por nós no Brasil. Desta forma, já partir da próxima segunda-feira, vamos trabalhar em cima dos dados dos carros e começar a definir, em um software de simulação de desempenho, o que vamos aplicar nos carros em relação a altura, peso, restritores de rotação e de entrada de ar do motor, por exemplo”, encerra Clóvis Matsumoto.

O diretor técnico da SRO Latin America, Ivo Sznelwar, comenta sobre a importância deste intercâmbio de informações. “Este ano os carros da GT3 europeia também vão correr de pneus Pirelli, e como lá eles possuem mais de 12 marcas de carros diferentes no grid competindo, será um excelente laboratório para tirarmos conclusões e usarmos o trabalho deles como base para o nosso”, declarou Ivo Sznelwar.

Texto: Tiago Mendonça – Assessoria de Imprensa
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


2266 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response