http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Brasileiro de Arrancada começa em março no Velopark

Nos dias 15, 16 e 17 de março, O Velopark recebe a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada 2013. A nova temporada inicia com mudanças no regulamento, novidades que visam profissionalizar ainda mais o esporte e a expectativa de grandes públicos em todas as etapas.

É em busca de uma nova realidade para as competições de Arrancada, o Velopark trabalha junto com a Força Livre MotorSport e a SPID no grupo chamado G3. Criado para buscar a unificação de regulamentos e procedimentos durante as provas do campeonato nacional,o G3 reúne as três principais pistas e organizadores da modalidade no país.
IMG_7214
No intuito de promover o esporte de forma clara, honesta e imparcial foi criado também o fórum www.topfuel.com.br. Nesse espaço, pilotos, preparadores e entusiastas podem expressar suas opiniões, dúvidas e criticas para tornar o esporte ainda mais profissional.

Durante a temporada de 2012, tendo o fórum como ferramenta de captação e discussão de idéias, foram inúmeras reinvidicações. Questões como a não utilização de nitrometano e a utilização de pneus próprios para competição em categorias de entrada foram as mais lembradas, e por isso são as principais novidades para 2013.

“A temporada 2012 foi um marco, com um campeonato foi pautado sobre a padronização dos procedimentos dos comissários desportivos e técnicos, o trabalho realizado foi excelente e se tornou o modelo a ser repetido nesta temporada 2013, onde apenas pequenos ajustes foram necessários, provando que o sistema adotado tem futuro na arrancada brasileira. Acredito que teremos uma temporada ainda maior, com mais competidores e sem incidentes, a exemplo do que vivenciamos em 2012″, é o que projeta Carlos de Deus, presidente da Comissão Nacional de Arrancada.
IMG_7140
Douglas Grassi, representante do Velopark no G3, explica, “A questão do nitrometano é uma das mudanças mais polêmicas, pois interfere diretamente no orçamento das equipes para a temporada. Por ser um combustível caro, e por exigir frequentes substituições mecânicas, o nitrometano gera um custo alto e afasta os carros da pista. Além da questão de segurança, pois um erro na mistura química pode causar um grave acidente”.

Para exemplificar o poder desse tipo de combustível, Grassi usa o caso do poderoso Dragster da U.S. Army, dos Estados Unidos, que gera até 8 mil cavalos de potência com uma mistura densimétrica de 90% de nitrometano com 10% de metanol puro. “Se esse mesmo motor fosse alimentado com a melhor gasolina, não seriam extraídos mais que 2500 cavalos de potência. Portanto optamos por não autorizar o uso em carros de categorias menores, tentando assim equalizar o nivel de carros, pilotos e gastos, além claro da segurança”, esclarece ele.

Para estabelecer melhores padrões de segurança, o regulamento da temporada 2013 impõe índices de velocidade para pneus dos carros das categorias Street, que até então não sofriam esse tipo de restrição. De acordo com Grassi, “um VW Gol da categoria Dianteira Turbo-B, que seria praticamente um carro de rua com gaiola de segurança, chega ao final do percurso de 402 metros, com pneus convencionais, a mais de 250km/h. O que é extremante perigoso”.
IMG_7354
A utilização de pneus próprios para a Drag Racing é outra questão polêmica. Mas, com a evolução dos niveis de preparação, a migração para estes modelos se dará de forma natural, o que irá tornar a modalidade mais segura, com produtos próprios para o esporte.

O trabalho do G3 não para, e atemporada 2013 será de muita conversa com pilotos, preparadores e equipes para avançar ainda mais na profissionalização da Arrancada. De acordo com o representante do Velopark no G3, a partir de 2014 já deverá manter-se um regulamento sem alterações, congelado por no mínimo duas temporadas.

Texto: Viva Comunicação
Fotos: Automobilismo em Foco (Murilo Carvalho)


1676 dias ago by in Automobilismo , Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response