http://farm9.staticflickr.com/8121/8656013157_e45c9229ab_o.pnghttp://automobilismoemfoco.com.br/wp-content/midia/loja-de-rolamentos-novo-hamburgo.gifhttps://c1.staticflickr.com/1/319/32630170275_2dfd0d1bae_o.png

Audi R18 e-tron quattro é o primeiro carro híbrido a competir em Interlagos

• Audi traz o primeiro protótipo esportivo híbrido a diesel para o Brasil • Equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans competirá em Interlagos • Corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br

O automobilismo de competição é usado novamente pela AUDI AG para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. O carro da marca dos quatro anéis, que correrá nos próximos dias 14 e 15 de setembro nas 6 Horas de São Paulo, é o primeiro LMP1 a combinar um altamente eficiente TDI com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente.

O modelo que correrá em Interlagos é o Audi R18 e-tron quattro. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: o e-tron quattro.

Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro, com o potencial da eletromobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e, o segundo, por motores elétricos.

“A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes”, explica o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. “Quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção. Uma tendência semelhante transparece com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes de a introduzirmos na linha de produção da Audi”, completa.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

O início do projeto em fevereiro de 2010

O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e, em apenas 18 meses, partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção”, salienta Dr. Martin Mühlmeier, diretor de Tecnologia da Audi Sport. “O desafio correspondente é enorme”, completa.

A Audi Sport desenvolveu o Audi R18 ultra em paralelo ao R18 Audi e-tron quattro, uma vez que a Audi tem uma abordagem em duas frentes neste ano, no recém-criado Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA: o ano-modelo 2012 do Audi R18 é construído com e sem propulsão híbrida. O segredo está no fato de a base de ambos ser completamente idêntica, razão pela qual o esforço logístico adicional é mantido limitado para a Audi Sport e para equipe de competição.

“O motor TDI criado pela Audi ainda é a mais eficiente propulsão do mundo”, diz Dr. Wolfgang Ullrich. “Estamos convictos de que o TDI tem ainda mais potencial. É por isso que a Audi não apoia apenas o híbrido no automobilismo, como o faz também para produção, embora mantenha suporte à continuação do desenvolvimento da propulsão convencional”.

6 Horas de São Paulo: um R18 e-tron quattro e um R18 ultra

A Equipe Joest Audi Sport participará das 6 Horas de São Paulo, em 14 e 15 de setembro, com um R18 e-tron quattro e um R18 ultra. O carro híbrido será dirigido pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). O novo contratado, o piloto brasileiro Lucas di Grassi, competirá no R18 ultra juntamente com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Grã-Bretanha).

A corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br

Informações:

Comunicação corporativa
Leila Marisa Knob
Assuntos Corporativos
Telefone: +55 11 3041-2841
Email: leila-marisa.knob@audi.com.br

Comunicação Produto Audi Brasil
Charles Marzanasco
Telefone: +55 11 3041-2840
Email: charles.marzanasco@audi.com.br

Departamento de Imprensa Audi Brasil
PR-Trainee
Bruna Cury
+55 11 3041 2888
bruna.cury@audi.com.br

Texto: Inova Comunicação – Rafael Durante – (11) 97320-8666
Imagens: Divulgação Audi


1846 dias ago by in Notícias | You can follow any responses to this entry through the RSS feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave A Response