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A turma da Copa Fusca não tira férias: o trabalho é intenso nos bastidores.

Movimento entre pilotos e equipes é intenso

A Copa Fusca não parou para as festas de final de ano. Os trabalhos nas oficinas de preparação seguem a pleno vapor e a busca por novos carros tem sido constante.

Pelo menos dois carros novos estão sendo montados e vários carros que estavam parados há tempos estão de volta à ativa, sendo revisados e pintados pra voltarem aos autódromos gaúchos já na primeira etapa, prevista inicialmente para o mês de março. O grid esperado de 25 carros deve se tornar uma realidade já na primeira etapa e a meta agora é finalizar o ano com 30 carros no grid, mostrando que a Copa Fusca tem muito o que apresentar ainda, mesmo após 16 anos do final da produção do VW Fusca no Brasil.

Pequenas mudanças de regulamento estão sendo estudadas, sempre com vistas no baixo custo e facilitar a reposição de peças, que já encontram dificuldades em serem encontradas.

A temporada ainda reserva surpresas, com o retorno ao cockpit dos fuscas, de pilotos que construíram fama no passado em disputas que se tornaram antológicas nos autódromos do Rio Grande do Sul. Um dos organizadores do evento – Fernando Silva – passou uma lista de participantes para a temporada 2012, que ainda carece de confirmações. Porém, o cenário é muito otimista e totalmente diferente do início do campeonato do ano passado.

Lista provisória de 2012

#0 Joel Iuchno
#2 Rogerio Bareta
#3 Juares Paim
#6 Diego Feron
#8 Moacir Fighera
#9 Norbeto Martins
#10 Diego Siqueira
#12 Carlos Guizzo
#14 Paulo Fontes
#18 Renato Kreus
#19 Heinrich/Cassio Grupe
#20 Vanderlei Pires
#22 Sergio Rocha /Noli Ferreira
#26 Everson Melo
#27 Gilvan Dalloglio
#40 Anderson Grupe
#42 Daniel Oliveira
#44 Fabricio fraga
#55 Jorge Flores
#65 Eduardo Tomedi
#72 Betinho Martins
#79 Norbeto Correia
#sn Rodrigo Sucata/Gelson Zauer
#sn Antonio Schultz

Curiosidades sobre a Copa Fusca:
- Os primeiros motores da Copa Fusca eram de 1600 centimetros cúbicos e dupla carburação Solex 32, refrigerados a ar, rendiam ao redor de 70 cavalos, praticamente a metade da potência dos motores VW a água com injeção eletrônica utilizados atualmente. Os tempos de volta em Tarumã eram ao redor de 1.32s. Hoje os tempos de volta são cerca de 10 segundos mais rápidos.

Texto: Erlon Radl – Automobilismo OnLine
Imagens: Automobilismo em Foco (Fernando Peres Nunes)


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