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12 Horas de Tarumã: MRX #12 vence na estreia

Prova foi uma das mais disputadas das últimas edições.

O calendário de velocidade em 2013 no Rio Grande do Sul fechou em grande estilo. As 12 Horas de Tarumã teve uma das suas melhores edições dos últimos anos. A prova de longa duração mais famosa do Brasil contou um excelente grid com 31 carros.

A prova contou com algumas estreias que eram muito esperadas. O MRX #4, protótipo com cabine fechada, da Metal Moro, pilotado por Claudio Ricci/Vinicius e Felipe Roso e o Subaru #82, dos paulistas Marçal Melo/Alex Fabiano/William Freire estavam entre os estreantes mais aguardados do fim de semana. Mas o MRX #12, Luciano Cardoso/Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr, campeão do Gaúcho de Endurance, fez a sua estreia na prova, roubou a festa e venceu 33ª edição das 12 Horas de Tarumã.

Subaru #82, uma das estreias mais aguardadas

Subaru #82, uma das estreias mais aguardadas


A prova com a largada estilo Le Mans, iniciou em ritmo alucinante. Logo nas quarta volta a primeira baixa na corrida , o MRX #4 andou pouco e abandonou. Mesmo assim, enquanto estava na pista, fez um bom tempo de 1min05seg. Nas duas primeiras horas de prova aconteceram mais duas baixas significativas. O MRX #28 , Juliano Moro/Batavo Martins/Vicente Orige, que fez a pole histórica de 57s870, a uma média de 189 km/h, abandonou a prova quando liderava, sem completar uma hora de disputa. Outro favorito, o MC Tubarão, Tiel Andrade/Christian/Pedro Castro, também abandonou a corrida com problemas no motor.
MC Tubarão um dos favoritos abandonou com problemas no motor

MC Tubarão um dos favoritos abandonou com problemas no motor


Durante a madrugada a alternância na liderança da prova foi uma constante. Lideraram, antes de abandonar, o MRX #28 e o MC Tubarão. Depois da briga ficou com o MRX #10 Machão Cardoso/Tigrinho/Pierre Ventura, que defendia o título das 12 Horas, O MCR #46, João Sant’anna/Vitor Genz/Carlos Kray, e o MRX #12.

Mais um fator dificultou a vida dos pilotos na madrugada de Tarumã, a neblina. No final da noite e no amanhecer uma forte neblina obrigou a intervenção do Sfaty Car.

Forte neblina em Tarumã

Forte neblina em Tarumã


Na manhã de domingo os pilotos forma para o tudo ou nada, e os MRX #12 e #10 disputaram a prova até a última hora de corrida. Com quatro horas para o término a diferença entre o líder, MRX #12 e o segundo colocado, MRX #10 era de apenas 32segundos, e os dois ainda conseguiram proporcionar uma eletrizante disputa nas últimas horas da corrida.
MRX#10 brigou até a última hora de prova

MRX#10 brigou até a última hora de prova


Só com apenas 30 minutos para o fim das 12 Horas o MRX #12 pode dar uma respirada após uma rodada do MRX #10 na curva do laço. Foi o que faltava para o trio Cardoso, Kraucher e Piedade, administrar os últimos minutos de prova. Eles receberam a bandeira quadriculada com 538 voltas, três voltas na frente do MRX #10.
Vitória do estreante MRX #12

Vitória do estreante MRX #12


Na categoria II a vitória ficou com o Spyder #75, H.Assunção/B.Giacomello/R.Mathias, na Categoria III o MCR #96, E.Santo/H.Kohl/P.Rotta cruzou a linha de chegada em primeiro. Na Categoria IV a Maserati #18, F.Poeta/VilsonJr/J.Puhl/G.Dauht/P.Rutzen venceu a prova, e na categoria V a vitória ficou com o Ford Focus #50, A.Rossi/A.Cipriani/E.Azevedo.

Um dos pontos positivos foi a grande presença de público nas arquibancadas do autódromo, o estacionamento estava repleto de carros.

Confira a classificação final da prova:

FINAL – 12 Horas Tarumã

1º) 12 – L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade (I , MRX), 538 voltas em 12:00:51.862 (média de 136.08 km/h)
2º) 10 – Toledo/Cardoso/Castro/Almeida/Ventura (I , MRX), a 3 voltas
3º) 18 – F.Poeta/VilsonJr/J.Puhl/G.Dauht/P.Rutzen (IV , Maserati), a 44 voltas
4º) 50 – A.Rossi/A.Cipriani/E.Azevedo (V , Focus), a 49 voltas
5º) 9 – D.Scarton/I.Sivieiro/M.Migliavacca/T.Tecchio (IV , Maserati), a 59 voltas
6º) 75 – H.Assunção/B.Giacomello/R.Mathias (V , Spyder), a 60 voltas
7º) 122 – Hallmenschlager’s/C.CAmpos/E.Wermuth (V , Gol), a 64 voltas
8º) 109 – R.Kreuz/R.Kreuz/J.Kreuz/J.Rodrigues (I , MRX), a 66 voltas
9º) 177 – R.Bacher/C.Paiva/R.Lemke (V , Volvo), a 68 voltas
10º) 53 – D.Seolino/P.Silva/A.Beltrão (V , Celta), a 92 voltas
11º) 55 – J.Flores/L.Flores/R.Xavier (V , Fusca), a 93 voltas
12º) 51 – V.Zambon/F.Doval/T.Junior/R.Schulz (V , Escort), a 93 voltas
13º) 199 – L.Bastos/S.Castilhos/V.Born (V , Gol), a 99 voltas
14º) 11 – B.Razial/S.Manzoni/A.Diehl (V , Gol), a 103 voltas
15º) 113 – C.Estites/R.Gargiulo/A.Piedade (II , Spyder), a 119 voltas
16º) 63 – E.Postal/I.Eberle/E.Postal (V , Fiesta), a 128 voltas
17º) 77 – D.Elias/C.Petroll/A.Rheinlander (V , Gol), a 136 voltas
18º) 96 – E.Santo/H.Kohl/P.Rotta (III , MCR), a 138 voltas
19º) 107 – M.Ritter/L.Heinz/M.Silveira/A.Sirtuli (V , Celta), a 147 voltas
20º) 3 – C.Crestani/L.Costa/F.Mello (II , Tornado), a 160 voltas
21º) 7 – F.Stédile/E.Stédile/I.Camargo (II , Spyder), a 171 voltas
22º) 40 – L.Ribeiro/C.Vieira/E.Fuentes/R.Ribas (III , Aldee), a 172 voltas
23º) 46 – J.Santanna/V.Genz/C.Kray/G.Bianchesi (I , MCR), a 207 voltas
24º) 91 – J.Machado/R.Machado/S.Cardoso/Gustavo (I , Spyder), a 309 voltas
25º) 17 – F.Kratina/F.Trennenpohl/C.Spagnol (V , Corsa), a 317 voltas
26º) 78 – J.Bastos/J.Mello/E.Serdeira (II , Stilo), a 377 voltas
27º) 5 – G.Andrade/P.Castro/C.Castro (I , Tubarão), a 436 voltas
28º) 82 – M.Melo/A.Fabiano/E.Furlanetto/W.Freire (IV , Subaru), a 476 voltas
29º) 28 – J.Moro/G.Martins/V.Oringe (I , MRX), a 491 voltas
30º) 117 – L.Rosa/R.Isehard (IV , Astra), a 532 voltas
31º) 4 – V.Roso/D.Pizzol/F.Roso/C.Ricci (I , MRX), a 534 voltas

Melhor Volta: L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade, 1:02.820 (174.15 km/h)

Texto e fotos: Automobilismo em Foco (Murilo Carvalho – MTB-RS 9161)


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